Apesar da nebulosidade matinal e da previsão de chuva fraca em alguns pontos da região, o Algarve estará esta quarta-feira com alto risco de exposição aos raios ultravioleta.
A temperatura mínima vai ter uma ligeira subida, enquanto que a máxima não deverá ultrapassar os 22ºC.
De acordo com a informação avançada pelo Instituto Português do Mar e Atmosfera, a instabilidade metereológica própria para esta época do ano, vai permanecer pelo menos até ao fim-de-semana, com variações entre céu muito ou pouco nublado com possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos em algumas zonas do distrito de Faro.
O IPMA prevê para esta quarta-feira nas regiões do norte e centro do continente céu geralmente muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade do litoral para o interior, a partir do meio da tarde, períodos de chuva ou aguaceiros até meio da tarde, que poderão por vezes ser acompanhados de trovoada, e que poderão persistir até ao final da tarde no nordeste transmontano e na Beira Alta.
A previsão aponta também para vento fraco, soprando temporariamente moderado do quadrante sul nas terras altas até ao final da manhã, rodando para o quadrante oeste fraco a moderado a partir da tarde, pequena subida da temperatura mínima no litoral e descida da máxima, em especial nas regiões do interior.
No sul prevê-se céu muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado a partir do final da manhã, períodos de chuva ou aguaceiros, em geral fracos, até ao início da manhã, e que poderão persistir até meio da tarde no Alto Alentejo.
O vento será fraco a moderado do quadrante oeste, soprando temporariamente moderado do quadrante sul até ao início da manhã.
Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre os 14 e os 20 graus Celsius, no Porto entre 13 e 18, em Vila Real entre 10 e 17, em Viseu entre 10 e 16, em Bragança entre 10 e 17, na Guarda entre 9 e 14, em Castelo Branco entre 11 e 20, em Évora entre 12 e 21, em Beja entre 15 e 22 e em Faro entre 15 e 22.
O IPMA alerta para o risco muito elevado no que se refere á exposição a raios ultravioleta, sendo que, Faro, Funchal, Porto Santo e Sagres estão sob alerta.
As recomendações são as habituais: evitar a exposição ao sol, sobretudo de crianças e pessoas mais vulneráveis, uso de t-shirt, chapéu e óculos de sol com proteção UV.