Economia

Faro considerado município algarvio com melhores resultados nas categorias Negócios e Talento

 
Pela quarta edição consecutiva, Faro lidera a região do Algarve, sendo o município algarvio com melhores resultados nas categorias Negócios e Talento, segundo um estudo da Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking© .

 
O Algarve que apresenta 3 municípios no Top 25, Albufeira continua a ser a grande referência no Turismo, ocupando o segundo lugar geral da região, seguida de Portimão, que mantém o 3º lugar.
 
O Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking© avalia a performance e a atratividade da marca dos 308 municípios portugueses em três categorias: Turismo (Visitar), Negócios (Investir) e Talento (Viver).
 
O pódio algarvio mantem-se inalterado desde a última edição deste estudo, liderado pelo município de Faro - que subiu 4 lugares no ranking nacional, apresentando subidas em praticamente todas as variáveis em análise neste ranking.
 
Albufeira é o município que melhores resultados de Turismo apresenta na região, conseguindo manter o 4º lugar nacional nesta dimensão. 
 
Portimão consegue também bons resultados transversalmente às 3 dimensões, assegurando o 3º lugar na região, sendo a 2ª marca mais forte do Algarve para Visitar e Viver.
 
Apesar da boa prestação estatística, uma descida na quota regional no Digital Demand - D2©, nas redes sociais e ainda no “Web Analytics” são fatores menos positivos na média regional.
 
Na disputa que tem vindo a ser uma constante nos rankings entre o 4º e o 6º lugar, Loulé foi quem levou a melhor, superando Tavira e Lagos e assumindo a 4ª posição na região, Vila Real de Santo António sobe uma posição e Castro Marim repete a façanha da última edição, subindo mais um lugar na região algarvia.
 
A subida de Loulé significou a descida de uma posição de Tavira que mesmo assim se mantêm no Top 5 do Algarve, e Lagos. A descida de uma posição de Olhão não foi suficiente para afastar o município algarvio do Top 10 da região, de acordo com o mesmo estudo.
 
O Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking© 2017 mede a performance da marca de cada município, perante os seus públicos-alvo. Baseia-se em fatos concretos, que incluem o desempenho económico, turístico e social dos municípios, desempenho na comunicação através dos seus sites e redes sociais, e capacidade de atrair procuras online por todo o mundo. Um algoritmo matemático analisa todas as variáveis e dita uma classificação para cada município.
 
Algarve Primeiro