Através de uma iniciativa da Muxima Bio BV, vai acontecer a Humanity Summit que compreende uma série de eventos, com foco na dignidade, igualdade e liberdade.
Decorrendo na Universidade do Algarve, nos dias 19 e 20 de setembro, no Museu da Electricidade, MAAT (19-21 de setembro) e Culturgest (21 de setembro - em Lisboa) a cimeira visa incluir ativistas dos direitos humanos, representantes governamentais e sociedade civil, inovadores influentes, investidores de impacto social, líderes corporativos e outros. Segundo a organização, o objetivo "é amplificar vozes sub-representadas, estrategizar e executar soluções urgentes para um mundo melhor", destaca em comunicado.
Outras das facetas da cimeira, passará pela exploração de potenciais benefícios e riscos de tecnologias emergentes, como inteligência artificial e robótica, ao mesmo tempo que promove a filantropia e a responsabilidade social.
A Humanity Summit estabeleceu parcerias estratégicas com instituições nacionais e internacionais como a Casa do Impacto, Forbes Portugal, Universidade do Algarve, Fundação EDP, Culturgest, Afrolink, RTP, Câmara Municipal de Faro, Imperial College London, Google, XPrize Foundation e Trace TV, entre outras.
Participam na cimeira algumas figuras influentes de diversas áreas como Syiabulela Mandela, ativista e neto de Nelson Mandela, o ministro dos Direitos Humanos do Brasil, Silvio Almeida, o ex-presidente do Gana, John Mahama, a ex-ministra da Cultura, Graça Fonseca, a renomada cantora e ativista Selma Uamusse, o N’Gunu Tiny, CEO do Emerald Group, a atriz e produtora Silvia Rizzo, o economista e político Francisco Louçã, o diretor da XPrize Damon Woods, o vice-presidente da UCOP Paul Williams, Manuela Doutel Haghighi, diretora global de sucesso do cliente na Microsoft, Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro ou ainda Karina de Carvalho, diretora da Transparência e Integridade.
A promotora do evento, Myriam Taylor, destaca que "Na jornada rumo a um mundo melhor, a união e a compaixão são as forças orientadoras que elevarão a humanidade."