Sociedade

Faro e Matola são agora "cidades irmãs"

As cidades de Faro e da Matola formalizaram esta quinta feira um protocolo de geminação na sede do município moçambicano, capital da província de Maputo.

PUB
 
O protocolo surge na sequência do compromisso assinado no dia do Município de Faro deste ano (7 de Setembro) apontando para diversas áreas da gestão autárquica. 
 
Cooperação para uma melhor gestão de resíduos e preservação do ambiente são temas em foco, tendo sido assinado paralelamente um memorando de entendimento de forma a implementar um projeto de literacia digital, junto dos alunos da Matola, com recurso aos parceiros locais e institucionais do Município de Faro. 
 
Segundo comunicado da autarquia farense, «em cima da mesa estão outros compromissos a firmar em áreas fulcrais, como a cultura e, igualmente, a possibilidade de alunos da Matola virem a ingressar na Universidade do Algarve para a continuidade da sua carreira académica».
 
O acordo foi formalizado pelos presidentes da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau e do Conselho Municipal da Matola, Calisto Moisés Cossa, que é simultaneamente presidente da associação de todos os municípios moçambicanos, numa sessão solene testemunhada pelos representantes dos ministérios dos estrangeiros de Portugal e Moçambique, respetivamente Patrícia Pincarilho e Geraldo Saranga. 
 
Presentes estiveram também as mais altas autoridades locais e provinciais deste que é um dos maiores aglomerados urbanos desta região africana. 
 
A visita oficial de Rogério Bacalhau, que se faz acompanhar do seu Chefe de Gabinete e responsável pela cooperação internacional, Henrique Gomes, termina hoje, estando já agendados novos encontros técnicos entre os parceiros nas áreas mencionadas.