Sociedade

Faro e Roménia “dão as mãos” no projeto “O Papel da Arte em Tempo de Crise”

Jan Mattes .- Juntos somos mais fortes - Foto - Leonardo Macarenhas
Jan Mattes .- Juntos somos mais fortes - Foto - Leonardo Macarenhas  
Em comunicado, é dado a conhecer "O Papel da Arte em Tempo de Crise", nome do projeto que a equipa Faro2027, responsável pela Candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura, em parceria com o Centro Cultural de Cluj-Napoca (Roménia) apresentam no website e redes sociais oficiais Faro2027.

 
Avança a mesma fonte que, o projecto incluí 28 trabalhos de artistas do Algarve e da Roménia que visam ajudar a comunidade em geral a entender e ganhar uma nova perspetiva sobre o momento que vivemos, revelando o papel fundamental da arte na nossa sociedade.
 
De acordo com a mesma publicação, durante o estado de emergência, consequência da pandemia provocada pelo Covid-19, a equipa Faro2027 lançou o desafio a artistas de todo o Algarve para desenvolverem projetos artísticos com o intuito de informar e consciencializar o público em geral acerca da importância de acompanhar e cumprir as recomendações das autoridades de saúde com vista ao bem comum. Cada artista selecionou um dos três temas propostos - Juntos, Responsabilidade e Heróis - e desenvolveu um trabalho artístico num formato facilmente apresentado online.
 
A principal inspiração para a concretização deste projeto foi o movimento Artiști Împreună (Artists Together) iniciado pelo Centro Cultural de Cluj-Napoca (Roménia) e pelo Observatório de Saúde da Roménia com o apoio da Banca Transilvânia. Esta inspiração levou a uma parceria e à partilha, promoção e disseminação dos trabalhos desenvolvidos por artistas das duas nacionalidades nos canais de comunicação oficiais de cada entidade, sublinha a equipa.
 
O projeto "O Papel da Arte em Tempo de Crise", que visa ainda promover o sentido de proximidade e comunidade e dar visibilidade a casos concretos de solidariedade e empatia que se manifestam como fundamentais no presente, esteve inserido nas medidas excepcionais de apoio à cultura promovidas pelo Município de Faro aquando da declaração de estado de emergência e em resposta às dificuldades sentidas pelo setor cultural criativo da cidade e da região.
 
Mais informações sobre o projeto, parceria e respetivos trabalhos artísticos aqui: