É inaugurada no próximo sábado, dia 24 de setembro, pelas 17h00, a mostra das artistas plásticas Susana Soares Pinto e Susana de Medeiros que partilham o facto de terem viajado, no âmbito das suas pesquisas artísticas e académicas, até ao hemisfério Sul, elegendo um país com o qual têm uma relação particular: o Chile. Susana Soares Pinto rumou a Norte, ao deserto do Atacama, e Susana de Medeiros deslocou-se ao Sul, às regiões de Biobío, Araucania, Los Rios e Los Lagos.
As questões que as artistas levantam nesta exposição, patente até 15 de outubro, no espaço do Solar das Pontes de Marchil, sede da Associação 289, remetem para a relação do ser humano com o solo, dando o mote para o título de Observatório: Olhar Rente ao Chão.
Segundo descreve a associação 289, "Ambas as artistas, embora com abordagens diferentes, de natureza poética mas também política, refletem sobre o mundo-casa: o oykos. As peças que apresentam - vídeos, desenhos, esculturas - potenciam uma reflexão sobre o conceito de natureza e sobre a relação entre o arcaico e o tecnológico, levantando interrogações sobre as consequências da aceleração na exploração dos recursos naturais e sobre a possibilidade da construção de um outro comum. A exposição também aborda o território algarvio, o qual, no hemisfério norte, situa-se em termos cartográficos numa latitude espelhada em relação a alguns territórios da região de Bio-bío, no hemisfério sul".
Susana Soares Pinto é residente no Porto. Artista e investigadora. Licenciada em Artes Plásticas - Multimédia na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto - FBAUP em 2013 e mestre em Práticas Artísticas e Contemporâneas em 2015. Termina o doutoramento em Artes Plásticas na mesma Faculdade.
Susana de Medeiros é residente no Algarve. Artista e professora. Licenciada em Direito (Universidade de Coimbra) e em Artes Plásticas (ESAD-CR), frequenta o doutoramento em Artes Plásticas na FBAUP.