Cultura

Faro: "Fundo das Cidades para a Cultura" apoia artistas para co-criarem obras de arte

O "Fundo das Cidades para a Cultura", do qual Faro faz parte, irá selecionar sete artistas europeus (cidadãos ou residentes de qualquer país europeu, dentro e fora da União Europeia) para trabalhar individual ou coletivamente e partilhar as suas visões sobre a contribuição da cultura para um futuro sustentável.

PUB
Os artistas interessados deverão submeter a sua visão sobre estas e outras questões até dia 25 de fevereiro, através do seguinte link: https://culturenext.eu/cities-fund/
 
Cada artista selecionado irá receber o montante de 2.000 euros (brutos) para criar uma obra de arte que espelhe a visão apresentada. Aos 7 artistas selecionados será dada a oportunidade de partilharem as suas ideias, perspectivas, bem como de desenvolver projetos em conjunto. O objetivo principal deste programa, lançado pelo Fundo das Cidades para a Cultura, é apoiar a (co)criação de 1 a 7 sete obras de arte através de um processo colaborativo que envolva os diferentes artistas selecionados.
 
As obras de arte resultantes serão promovidas pelas 10 cidades que co-criaram o Fundo, mas também pelas restantes cidades membros da rede Culture Next.
 
Refira-se que o "Fundo das Cidades para a Cultura" (Cities Fund for Culture), foi anunciado em Faro no passado dia 25 de novembro de 2021. O Cities Fund for Culture foi concebido pela Culture Next como um mecanismo financeiro pioneiro, alternativo aos tradicionais mecanismos de financiamento para a cultura. Para a concretização deste fundo, contribuiram 10 cidades europeias, nas quais Faro se inclui. Os 10 co-fundadores do Fundo de Cidades para a Cultura são Aveiro (PT), Braga (PT), Belfast (IE), Cluj-Napoca (RO), Elefsina (GR), Faro (PT), Leeuwarden (NL), Leeds (Reino Unido), Leuven (BE) e Oulu (FI).
 
O Cities Fund for Culture é desenvolvido pela Culture Next, uma rede europeia de 26 cidades provenientes de 17 países da UE e do Reino Unido. Culture Next é uma rede fundada em 2017 por dez cidades europeias, atuais e anteriores candidatas ao título de Capital Europeia da Cultura (ECoC). A missão da rede é apoiar as cidades na implementação de programas e políticas de desenvolvimento urbano orientados para a cultura, com base nas experiências, processos participativos e colaborações estabelecidas durante a preparação para a candidatura ECoC.
 
Membros atuais da rede: Aveiro, Braga, Faro, Funchal, Leiria, Oeiras (Portugal), Belfast (Irlanda do Norte), Chemnitz (Alemanha), Clermont - Ferrand (França), Cluj-Napoca (Romênia), Daugavpils (Letônia), Debrecen (Hungria), Dornbirn (Áustria), Dublin (Irlanda), Eleusis (Grécia), Gdańsk (Polônia), Leeds (Reino Unido), Leeuwarden (Holanda), Leuven (Bélgica), Neringa, Plungė (Lituânia), Nitra, Trenčín , Žilina (Eslováquia), Oulu, Savonlinna (Finlândia).