A Biblioteca Municipal António Ramos Rosa em Faro, assinala, no próximo dia 23 de abril, o seu 21.º aniversário, que coincide com a comemoração do Dia Mundial do Livro. Porém, a Biblioteca Municipal de Faro é centenária e celebra este ano os seus 120 anos desde a sua fundação, em novembro de 1902, esclarece o Município em comunicado.
Do programa das comemorações, a autarquia de Faro, destaca no dia 23, a partir das 14h00, o Curso de Escrita Criativa e Imaginação dinamizado por Gonçalo M. Tavares. Nesse mesmo dia, pelas 21h30, no Auditório da Biblioteca, terá lugar um Encontro com o mesmo escritor, moderado por Pedro Quintino de Sousa.
De acordo com a mesma fonte, Gonçalo M. Tavares "é um dos escritores mais reconhecidos no atual panorama literário português, que tem construído, de forma consistente, uma sólida obra literária marcada por uma transversalidade notável, que abarca todos os géneros literários".
Pedro Quintino de Sousa é docente da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) da Universidade do Algarve, onde leciona Língua e Cultura inglesas. O seu interesse pela obra deste escritor levou-o a escrever Poética da Superação – a propósito da obra de Gonçalo M. Tavares, a sua tese de Doutoramento em Literatura pela FCHS da Universidade do Algarve.
Do restante programa, no dia 20, pelas 18h00, há a Hora do Conto Especial – O dia em que o mar desapareceu, para famílias, no dia 21, pelas 17h30, Leituras com Mimos, dinamizado por Rita Mories, dedicado aos bebés dos 3 aos 36 meses e no dia 22, pelas 18h00, a Hora do Conto Especial, para crianças até aos 5 anos.
No dia 22 de abril, pelas 21h30, destaca-se o serão de contos “JUNBAI” por Luís Carmelo. No dia 23, às 16h00, a Salada de Histórias, assinala o dia do aniversário para as famílias. O convite está lançado para degustar o bolo e cantar os parabéns à biblioteca, às 21h30, antes do Encontro com Gonçalo M. Tavares.