Periodicidade: Diária | siga-nos | seja fã
PUB
 

Graça Lobo

Graça Lobo
Imprimir Partilhar por email
30-01-2014 - 22:13
Um dos rostos bem conhecidos do Algarve pelo seu papel interventivo no Cineclube de Faro e enquanto docente, Graça Lobo merece ser uma figura destacada neste espaço.
 
 
Foi professora do ensino secundário, docente na Universidade do Algarve na disciplina de Literatura infantil e, acima de tudo, uma defensora do cinema para todos.
 
Residente em Faro e nascida a 26 de Setembro de 1956, Graça Lobo estudou na Faculdade de Letras de Lisboa e concluiu o seu Mestrado em 
Gestão Cultural na Universidade do Algarve.
 
Pelo seu trabalho e dedicação ao serviço da promoção do cinema nas camadas mais jovens, Graça Lobo foi recentemente nomeada coordenadora do Grupo de Projeto para o Plano Nacional de Cinema.
 
Graça Lobo, foi membro da Direcção do Cineclube de Faro de 1995 a 2011, foi nomeada para coordenadora do Grupo de Projecto para o Plano Nacional de Cinema, depois de ter estado à frente da sua fase piloto.
 
Criado pelo Governo para promover a “literacia para o cinema junto do público escolar” dos ensinos básico e secundário, o Plano Nacional de Cinema, teve um ano piloto, em 2012, que englobou acções de formação de professores.
 
Graça Lobo é responsável por um projecto semelhante que existe no Algarve desde 1998, intitulado “Juventude Cinema Escola” e está ligada ao Plano Nacional de Cinema desde a sua criação.
 
Durante a sua fase piloto, no ano lectivo 2012/2013 o projecto, envolveu 23 agrupamentos de escolas, onde foi dada formação a cerca de 200 professores e onde se realizaram algumas sessões de cinema para alunos.
 
Graça Lobo vai coordenar a implementação do Plano Nacional de Cinema, o que é o reconhecimento do trabalho desenvolvido há mais de duas décadas e, constitui a realização do sonho de levar o cinema junto das novas gerações. 
 
Tudo começou em 1998, quando a professora de português Graça Lobo idealizou levar o cinema às escolas da região algarvia – das mais cosmopolitas às mais rurais e isoladas.
 
Desde então, o programa “Juventude Cinema Escola” tem feito crianças de toda a região vibrarem com a magia da sétima arte. O projeto cresceu de tal forma que já mereceu a atenção de investigadores nacionais, tendo sido criado um Plano Nacional de Cinema. 
 
Nos media pode ler-se o destaque dado a esta nomeação:
 
“Graça Lobo, antiga responsável pelo Cineclube de Faro, foi nomeada para coordenar o grupo que vai pôr em prática o plano nacional no atual ano letivo.”
 
“Aproveitando a sua experiência de, pelo menos, duas décadas, na coordenação de iniciativas que integram a educação e cinema, o Governo nomeou a algarvia Graça Lobo para coordenar o grupo de projeto para o Plano Nacional de Cinema (PNC).”
 
Enquanto algarvia, enquanto figura notável pelo trabalho que tem desenvolvido, enquanto lutadora com uma enorme capacidade de sonhar e de concretizar, Graça Lobo merece o nosso reconhecimento.
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Federação Internacional de Motociclismo elege um farense para a presidência (2018)



-

Luís Barriga é já um nome firmado na literatura algarvia



-

Jorge Tavares



-

Russel M. Santos



-

Grupo de Charolas União Bordeirense



PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Camião que transportava garrafas de gás despistou-se na Via do Infante

Camião que transportava garrafas de gás despistou-se na Via do Infante

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Plataforma Algarve Livre de Petróleo organiza festa solidária

Plataforma Algarve Livre de Petróleo organiza festa solidária

ver mais
 
Coral Feminino "Outras Vozes" canta a sua história no Teatro Lethes

Coral Feminino "Outras Vozes" canta a sua história no Teatro Lethes

ver mais
 
Banda Filarmónica de São Brás de Alportel promove desfile de Natal

Banda Filarmónica de São Brás de Alportel promove desfile de Natal

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio