Saúde

Faro: Hospital de Gambelas realiza intervenção ao joelho com recurso a robot

 
O Grupo HPA Saúde tem um novo robot para cirurgia nas artroplastias do membro inferior, que permite um aperfeiçoamento da técnica operatória na prótese do joelho.

Em comunicado, a unidade privada de saúde diz que este robot, conduz uma fresa inteligente, "com uma precisão infra milimétrica", totalmente controlada pelo cirurgião, que reduz a possibilidade de erro e ajuda na colocação do implante, reproduzindo-o quase na totalidade ao joelho original do doente. De futuro fará o mesmo para a anca.
 
De acordo com João Paulo Sousa, Coordenador do Gabinete de Ortopedia do Grupo HPA, "Acreditamos que com esta opção tecnológica, precisa e segura, vamos conseguir encurtar o tempo de internamento e de recuperação, permitindo um regresso mais seguro às atividades de vida diária, bem como aumentar a longevidade da prótese. Numa análise recente acerca da satisfação em que avaliámos 664 doentes submetidos a artroplastia do joelho, pedindo-lhes que classificassem o nível de satisfação de 1 a 10, 48% classificaram-na com 10 e 89% classificaram-na acima de 7". João Paulo Sousa afirma que "a melhoria contínua faz parte da nossa missão, por isso estabelecemos uma nova meta: reduzir os 5% que classificaram a sua satisfação em níveis inferiores a 5". 
 
Segundo o Grupo HPA, no campo das novas tecnologias, nos últimos anos, a cirurgia robótica tem dominado a discussão da comunidade ortopédica mundial na cirurgia artroplástica do joelho e anca, cujo resultado deste investimento reflete-se nas várias esferas do conhecimento: nove publicações em revistas científicas indexadas, dois capítulos de livros, mais de sessenta comunicações em congressos, o reconhecimento como centro internacional de formação para a técnica PSI na artroplastia total do joelho e o reconhecimento da idoneidade formativa pela Ordem dos Médicos de internos de ortopedia.
 
Depois do robot para o tratamento para Hiperplasia Benigna da Próstata, apresentado no final do ano passado, este é mais um robot cirúrgico disponibilizado pelo Grupo HPA Saúde.