Envolvendo diversos grupos dinamizados pelas associações do concelho de Faro, pelas escolas e pelos lares da 3ª Idade e diversas instituições públicas, o “Alameda Viva” pretende criar «uma dinâmica saudável e divertida entre públicos de várias proveniências e idades, tal como promover atividades didáticas e recreativas, que permitam usufruir de tempo de qualidade em família e em contacto com a natureza», regista a nota.
A autarquia farense refere que a edição de 2024 envolveu 20 associações (culturais e desportivas), oito empresas na área do entretenimento, 17 artistas de diversas áreas e seis lares e centros de dia para a terceira idade.
Participaram uma média de 400 pessoas em cada um dos dias temáticos, juntando-se várias gerações: crianças, adolescentes, pais e avós. No que toca às ações para os idosos, a média foi de 30 participantes em cada uma das datas. Ao longo dos cinco meses do projeto foram envolvidos cerca de 5.000 participantes.
O programa que arranca a 31 de maio com o Jardim das Palavras Soltas, estará disponível no site da autarquia, sendo atualizado permanentemente, com os grupos participantes em cada sessão.