As atividades de comemoração do “Dia da Criança”, dia 1 de junho, tiveram lugar no Jardim da Alameda, juntando cerca de 2 mil crianças, dos estabelecimentos escolares (E.B.1) do concelho.
Presente no evento, o presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau salientou a «importância de promover nas novas gerações o gosto pela descoberta e, também, o tempo para brincar, durante o qual os mais pequenos aplicam e desenvolvem competências tão diversas, como a coordenação motora, a socialização, a solidariedade e a criatividade».
O edil farense considerou «estas datas comemorativas como oportunidades da comunidade olhar para temas que são decisivos para o futuro das novas gerações».
Ao longo da manhã, todos os que estiveram na iniciativa puderam desfrutar de várias propostas, nomeadamente atividades lúdico-pedagógicas, promovidas pela Cruz Vermelha Portuguesa, Bombeiros voluntários e os Bombeiros Sapadores, o INEM, a Direção Regional de Agricultura e Pescas, a Saúde Escolar – unidade de cuidados na comunidade de Faro, a Proteção Civil, a Escola Profissional D. Francisco Gomes D’Avelar – Santa Casa da Misericórdia, a GNR e a Autoridade Marítima - Polícia Marítima. A PSP realizou, ainda, uma apresentação da sua equipa cinotécnica.
O Centro de Ciência Viva do Algarve pôs em prática diversas atividades científicas e, ainda, no que toca à área ambiental, o Parque Natural Ria Formosa desenvolveu o Jogo “À Descoberta do Camaleão”. No que toca à saúde, o NEMed-AAUAlg apresentou o projeto “Hospital dos Pequenitos” e a nível desportivo, a Divisão de Desporto realizou vários jogos tradicionais, o São Pedro Futsal Clube de Faro promoveu um torneio de Futsal, a AXAL - Academia de Xadrez do Algarve, jogos de xadrez e o curso técnico de organização de eventos da ESPROSA e Ginásio Clube Farense o “Jogo da Glória”.
Ainda houve tempo para a apresentação de dois livros: a FAGAR fez a apresentação da nova aventura dos Farrobinhas, intitulada “O Talismã Misterioso”, que leva os leitores a refletir sobre a necessidade de circular em segurança, bem como sobre as diversas formas de mobilidade existente, na atualidade, nas cidades, apelando ao dever e à responsabilidade de conviver com respeito e civismo, respeitando as regras de trânsito. Já o Serviço Educativo da Biblioteca Municipal levou o livro “Lura, o nosso lugar”, da escritora Sara Braz Vítor, sob o mote de “aprender a valorizar e respeitar a natureza, amando-a”.
No espaço do Jardim da Alameda foram, ainda, colocados, à disposição dos participantes, dois insufláveis, minigolfe, um parque infantil e uma silence party.