Sociedade

Faro mantém orçamento para iluminação de Natal mas reduz horário

A poupança energética passará pela redução, em três horas por dia, do funcionamento da iluminação de Natal
A poupança energética passará pela redução, em três horas por dia, do funcionamento da iluminação de Natal  
Foto: Halayalex (Freepik)
A Câmara de Faro vai investir cerca de 100 mil euros na iluminação de Natal, um valor idêntico ao do ano passado, mas reduzirá o horário de funcionamento em três horas diárias, disse hoje o presidente da autarquia.

"Em termos de energia, se compararmos os custos que vamos ter com a iluminação de Natal em relação ao 'bolo' anual, estamos a falar de uma percentagem que não é significativa. O benefício de termos a baixa iluminada, com as pessoas e as crianças a usufruírem disso, é muito superior aos custos que vamos ter", afirmou Rogério Bacalhau, à margem da apresentação da programação de animação de Natal e passagem de ano.
 
A autarquia decidiu, dessa forma, manter o investimento de 100 mil euros na iluminação de Natal, um valor idêntico ao de 2021, apesar de os gastos com energia elétrica - nos edifícios da câmara e na iluminação pública - terem aumentado de forma "significativa", de dois para oito milhões de euros no último ano.
 
"Aquilo que nós iríamos poupar em termos de iluminação de Natal, se não a fizéssemos ou fizéssemos uma redução maior, o 'bolo' final, para quem pagou oito milhões de euros de eletricidade, se gastarmos mais cinco ou 10 mil euros, acho que isso não é significativo e, portanto, mantemos a operação que temos vindo a fazer", sublinhou Rogério Bacalhau.
 
Os preços da eletricidade 'dispararam' com a crise, mas, segundo o autarca, no próximo ano, estão previstos gastos na ordem dos quatro milhões de euros na 'conta' de eletricidade.
 
"Embora sejam o dobro do que estávamos a falar, já são valores normais com a situação atual e mais confortáveis. Este ano, fomos apanhados de surpresa com estes valores e tivemos de adiar o nosso plano de investimentos", assumiu o presidente da Câmara de Faro, acrescentando que a despesa com o gás aumentou de 140 mil euros para 600 mil euros anuais e que os valores com combustíveis também aumentaram, além do reajuste de preços nas obras entretanto adjudicadas.
 
A poupança energética passará pela redução, em três horas por dia, do funcionamento da iluminação de Natal, hoje inaugurada e a funcionar até 06 de janeiro das 18:00 às 00:00, quando no ano passado o horário era das 17:00 às 02:00.
 
Para a animação de Natal e passagem de ano, com mais de uma centena de atividades de música, dança, teatro, magia e artes circenses ao longo do mês de dezembro, o investimento municipal será na ordem dos 25 mil euros, custeando a programação delineada pelas associações locais.
 
O fogo de artifício na passagem de ano também custará cerca de 25 mil euros, à semelhança do ano passado, numa noite que contará com as atuações do cantor Toy (23:00) e do 'dj' Wilson Honrado (01:00).
 
Para dinamizar o comércio local, a Câmara de Faro recuperou a campanha de 'vouchers' "Faro. Somos Todos", inicialmente implementada em 2020, durante a pandemia de covid-19, "de forma pioneira e repetida por outros municípios, permitindo estancar uma situação que estava complicada" na altura, destacou Bacalhau.
 
Quem consumir nos estabelecimentos aderentes, até 21 de dezembro, receberá um cupão por cada 10 euros em despesas, que depois serão colocados numa tômbola. No dia 22 de dezembro, serão sorteados 20 mil euros em 'vouchers' de 20 e cinco euros para gastar no comércio local.
 
"O sorteio é de 20 mil euros e nós pagamos mais 17 mil euros em impostos por ser sorteio. Já em 2020, gastámos [em sorteios] mais de 100 mil euros e pagámos 70 mil para o Estado. Foi sempre a minha dor de coração - ter de pagar esse valor -, mas não tínhamos hipóteses, porque a alternativa era não fazer o sorteio e isso está fora de questão. Se nos derem outra ideia que tenha o mesmo efeito de trazer as pessoas à baixa, a gente muda", disse o presidente da Câmara de Faro.
 
Por outro lado, todos os alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo e os alunos carenciados dos 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário receberão 'vouchers' de 25 euros para gastar no comércio local, numa iniciativa que envolve 6.500 crianças e jovens.
 
Lusa