Sociedade

Faro no top 3 entre os 1.136 estabelecimentos de ensino que mais reciclaram em 2020

Foram 1.136 os estabelecimentos de ensino que participaram no Programa Ecovalor em 2020, promovido pela EGF – programa de educação ambiental dedicado em exclusivo à comunidade escolar e disponível em cerca de 60% do território nacional.

PUB
Foram mais de 331.000 alunos, professores e auxiliares que, apesar da pandemia, implementaram boas práticas de redução e reutilização de resíduos e reciclaram 2.560 toneladas de embalagens, superando os valores de 2019.
 
Todas estas escolas encaminharam para reciclar 620 toneladas de papel e cartão, 302 toneladas de plástico, metal e pacotes de bebida e 43 toneladas de vidro. O material separado pelos alunos foi encaminhado para reciclar e cada escola recebe o seu prémio em função da quantidade reciclada, num total de 139.250 euros.
 
Ao nível nacional, há a destacar a Escola do Ensino Básico de Moledo - Lourinhã, em primeiro lugar com 25 toneladas, seguida do Centro Infantil do Hospital de Faro (23 toneladas) e da Escola EB1/JI da Conceição de Faro (22 toneladas). 
 
O Programa Ecovalor tem como objetivo promover boas práticas ambientais em estabelecimentos de ensino, premiando aquelas que apresentam melhor desempenho na reciclagem das suas embalagens usadas. Para além das ações de sensibilização (também disponíveis online), este programa assegura a recolha seletiva, entrega sacos e suportes e inclui o concurso Separa e Ganha – por cada saco de embalagens destinadas ao ecoponto amarelo, a escola receberá 0,50€. Os valores associados à reciclagem de papel/cartão e vidro é específica de algumas regiões, que já deram o passo na reciclagem de mais materiais. Mais informações sobre esta iniciativa neste link: https://www.egf.pt/pt/sustentabilidade/educacao-ambiental/programa-ecovalor/
 
Sobre a EGF
A EGF é uma empresa europeia de referência no setor ambiental e líder no tratamento e valorização de resíduos em Portugal. Integrada no Grupo Mota-Engil/Urbaser, é responsável por assegurar o tratamento e valorização de resíduos, da forma ambientalmente mais correta e economicamente sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do ambiente.
 
A gestão dos sistemas de tratamento e valorização de resíduos é feita através de 11 empresas concessionárias (Algar, Amarsul, Ersuc, Resiestrela, Resinorte, Resulima, Suldouro, Valorlis, Valorminho, Valnor, Valorsul), constituídas em parceria com os municípios servidos, que processam anualmente cerca de 3,3 milhões de toneladas de resíduos urbanos (RU), servindo uma população de 6,2 milhões de pessoas distribuídas por 174 municípios, numa área equivalente a 60% do território em Portugal.