O Algarve Primeiro apurou que, o projeto da Alameda João de Deus, avaliado em cerca de 800 mil euros e que iniciou em setembro de 2020, estará concluído em meados de outubro deste ano.
Quer a Alameda João de Deus, quer a Mata do Liceu, têm na requalificação, a recuperação do parque arbóreo e ajardinado, a plantação de novas árvores e arbustos e, ainda, a elaboração de novos espaços “âncora”, de modo que, e de acordo com o Presidente da Câmara Municipal de Faro, “as pessoas se sintam convidadas a usufruir daqueles espaços”.
Relativamente à requalificação da Mata do Liceu, o Município de Faro confirmou hoje que o Tribunal de Contas atribuiu o visto favorável ao contrato da empreitada, cujo valor recai em pouco mais de 1 milhão de euros, prevendo-se a construção de um circuito principal amplo, onde as pessoas podem fluir, dar passeios e praticar alguma atividade física. Será “um espaço com uma grande amplitude visual que, contará com um outro, destinado à prática de exercício físico, constituído por uma pequena pista de corta mato”, explicou o autarca. A reabilitação está prevista arrancar já no próximo mês de agosto.
Mata do Liceu:
Com isto, o Presidente Rogério Bacalhau garante que, a realização destes projetos por parte da Autarquia, têm como objetivo a requalificação de ambos os jardins “que há muitas décadas não tinham manutenção, para que se possam novamente destacar enquanto um circuito da vivência das pessoas, mas com uma nova força”.
Rita Lopes Cardeira