Ambiente

Faro: “Operação Montanha Verde” abre inscrições para plantação de 3.500 novas árvores

Foto|D.R
Foto|D.R  
Depois de uma interrupção devido à Covid.19, a “Operação Montanha Verde” está de volta. Segundo informa o Zoomarine em comunicado, nas manhãs dos dias 21 e 22 de novembro, o Campus de Gambelas da Universidade do Algarve abre portas e os braços para acolher voluntários de todas as idades para ajudar a plantar cerca de 3.500 novas árvores.

Mais uma vez, a “Operação Montanha Verde” espera mostrar a força cívica em prol da proteção coletiva dos valores naturais da região, mas também, sublinhar a urgência no combate às alterações climáticas.
 
Este ano, associam-se ao Zoomarine, promotor da ação, a Universidade do Algarve (que já era parceira através do seu Grupo de Voluntariado, V+) e a Câmara Municipal de Faro. Entretanto, a “Operação Montanha Verde” voltará a contar com a cooperação da Região de Turismo do Algarve e da ALGAR SA (que oferece o composto NutriVerde).
 
As inscrições são grátis e estão abertas a todos os interessados, através de um portal dedicado: https://montanhaverde.zoomarine.pt/
 
O Zoomarine regista ainda que através da inscrição prévia, "será possível melhor gerir o número de instrumentos necessários" (luvas, pás, enxadas, etc.), e assegurar os seguros e certificados de presença de cada participante (se assim o desejar). 
 
Os terrenos no Campus de Gambelas estarão preparados de antemão, pelo que a cada voluntário não se pedirá, além de roupa e calçado adequado, mais do que algum tempo (30 a 120 minutos) e ligeiro esforço físico, uma vez que as plantações decorrerão entre as 09h00 e as 12h30 em ambas as manhãs.