Segundo informação do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), este organismo coordenou, durante a noite de 14 de Outubro, a evacuação médica de um passageiro.
Trata-se de um cidadão de nacionalidade inglesa e de 82 anos que apresentava sintomas de enfarte agudo do miocárdio e que motivou a intervenção rápida dos meios de salvamento.
O homem encontrava-se a bordo do navio de passageiros SAGA SAPPHIRE, a navegar a 34 milhas náuticas (63Km) a sul de Faro.
O pedido de socorro chegou ao MRCC Lisboa através do Comandante do navio sendo que, após aconselhamento médico do INEM (Centro de Orientação de Doentes Urgentes – Mar), foi empenhado um helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa, com uma equipa médica do INEM embarcada para efectuar o resgate do passageiro.
O passageiro fez-se acompanhar pela esposa e um elemento da tripulação do navio, tendo sido transportado para o AT1 e encaminhado para o hospital de Santa Maria por ambulância do INEM.
De acordo com as informações disponíveis, o passageiro encontrava-se estável durante toda a operação.
Até ao momento não são conhecidos mais detalhes, sendo de salientar o trabalho imediato das equipas de salvamento no local.
Algarve Primeiro