Economia

Faro: Porto comercial vai fechar o ano com melhor resultado do século

O porto comercial de Faro vai fechar o ano de 2013 com o melhor resultado deste século.

PUB
 
Com um total de 400 mil toneladas de carga exportada, este valor representa o registo "mais bem-sucedido deste século", disse hoje à Lusa um responsável daquela estrutura.
 
Na origem destes resultados está o cimento produzido na cimenteira da Cimpor, em Loulé.
 
Esta é a principal carga exportada a partir do Porto de Faro, seguindo em navios para a Argélia, no Norte de África, e para Cabo Verde, mas há também cargas de pedra, ferro e telha a serem enviadas para o território britânico de Gibraltar.
 
Também a alfarroba algarvia, que segue para Inglaterra, o sal de Olhão e o sal-gema de Loulé, o atum provenientes das armações ao longo da costa algarvia e que vai para o Japão a 60 graus negativos em frigoríficos são os outros produtos do Algarve que são exportados via marítima a partir de Faro.
 
De acordo com Graco Trindade, "Vamos fechar acima das expectativas, perto das 400 mil toneladas de carga exportada".
 
O mesmo responsável revelou que, as cargas essencialmente de exportação "contribuem para o desígnio de Portugal de retomar a sua produção nacional e a sua industrialização especializada".
 
Segundo a mesma autoridade portuária, o Porto de Faro tem "muita importância" estratégica no contexto regional, por ter uma "centralidade geográfica e ter na sua envolvência uma cintura industrial ligada à produção e à indústria extrativa e transformadora".
 
Refira-se quem, nos últimos seis semestres, o Porto de Faro registou um aumento de exportação constante.
 
Em 2012 registou-se um total de carga exportada na ordem das 300 mil toneladas de carga e este ano esse número vai cifrar-se perto das 400 mil toneladas movimentadas e quase na totalidade para exportação, ou seja, há um aumento de mais de 30% em relação ao ano passado.
 
De acordo com a mesma autoridade portuária, o Porto de Faro, num passado recente, teve uma importância estratégica regional no abastecimento de produtos petrolíferos - durante 40 anos recebia os combustíveis para o Aeroporto Internacional de Faro e para as gasolineiras, numa relação com o Porto de Sines, mas agora há um retomar da importância da estrutura apoiando a produção regional.
 
A autoridade portuária estima que em 2014 o crescimento e a dinâmica com o tecido empresarial se mantenham e que a exportação de cargas no Porto de Faro aumente para as 500 mil toneladas.