Economia

Faro quer atrair mais visitantes graças ao Turismo Criativo

A cidade de Faro está apostar fortemente no turismo Criativo, para relançar o peso de setores económicos farenses mais antigos, ligados às tradições, produtos e valores locais.

PUB
 
A aposta da autarquia no Turismo Criativo é também o resultado de um trabalho de acompanhamento e análise que tem sido efetuado no sentido de avaliar as preferências e interesses dos turistas que permanecem no município durante dois ou mais dias, considerados como o principal público-alvo para estas atividades. Este acompanhamento, e posteriores ações determinadas por ele, já produziu resultados junto de várias empresas que, contando com o apoio total da autarquia, tem apostado na diferenciação e na diversidade da oferta disponibilizada, no sentido de ir ao encontro às preferências identificadas junto dos milhares de turistas que visitam o município.
 
No seguimento desta aposta da autarquia teve lugar mais uma reunião de reflexão e organização para a promoção destas novas atividades ligadas ao Turismo Criativo, que serviu igualmente para a apresentação do projeto europeu Creatour, financiado pelo Programa de Actividades Conjuntas do Portugal 2020, através do Compete 2020, por Lisboa, por Algarve e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
 
Este projeto, que na região é coordenado por três professores da UAlg, entre os quais Alexandra Rodrigues Gonçalves, atual Delegada Regional da Cultura, irá dedicar-se, nos próximos anos, no apoio à implementação e afirmação de cinco ateliers de trabalho. 
 
A autarquia mostra-se convicta que daqui poderão sair potenciais projetos para serem acompanhados por esta iniciativa europeia, e a partir dos quais será possível reforçar a notoriedade e promoção a nível regional, nacional e europeu de Faro, contribuindo para a sua afirmação enquanto cidade de "excelência", de acordo com reconhecimento efetuado a 13 de dezembro pela Rede de Cidades e Vilas de Excelência, devido ao trabalho que a autarquia tem vindo a desenvolver no âmbito da qualificação da cidade. 
 
Algarve Primeiro