Trata-se de uma iniciativa organizada pela ECOS (Cooperativa para a Educação, Cooperação e Desenvolvimento).
Segundo revela a organização, são cinco sessões, com cinco filmes sobre diferentes tópicos relacionados com problemáticas atuais e novas alternativas, nas áreas da Economia, Agricultura e Saúde, Educação e Cidades em transição, com o objectivo de despertar, inspirar e consciencializar a comunidade farense para formas e estilos de vida mais sustentáveis e comunitários, convidando a pensar em conjunto que futuro "queremos para Faro".
Trata-se de uma iniciativa organizada pela ECOS (Cooperativa para a Educação, Cooperação e Desenvolvimento), associação NEW Loops, movimento cívico GLOCAL Faro, em colaboração com a Cooperativa Mandacaru, a Amarelarte - Associação Cultural e Recreativa, a Associação Recreativa e Cultural de Músicos, Associação Caminhos do Solstício, a Iniciativa Ecos da Terra e a Yogalgarve e com o apoio da Ideias em Baú, Lda e do Ginásio Clube de Faro.
A primeira sessão de Cinema-Fórum vai acontecer já no dia 10 de Abril, às 21h30, no Ginásio Clube de Faro - Rua Ivens nº12, 2º andar, com a exibição do filme "A Economia da Felicidade" [Economics of Hapiness] - um olhar sobre a falência do atual modelo económico e os encontros de comunidades que visam reconstruir economias a uma escala mais humana, ecológica e mais localizada. Posteriormente serão exibidas outras 4 sessões a cada 15 dias no mesmo local e à mesma hora.
Para os mentores desta iniciativa, "estas conversas visam alargar o entendimento colectivo sobre o panorama actual no mundo e especificamente em Faro e no Algarve, pretendendo pensar em conjunto alternativas ao atual modelo de desenvolvimento, bem como identificar pessoas e grupos interessados em trabalhar conjuntamente em iniciativas que visem implementar estas alternativas em Faro e no Algarve".
Neste sentido, os responsáveis esperam transmitir a ideia de cidades inteiras sustentáveis, baseadas no comércio local, na agricultura biológica, independentes do petróleo e de importações de alimentos, comunidades onde ser solidário e conhecer os seus vizinhos e partilhar recursos é a normalidade. "Parece uma utopia mas, na verdade, elas já existem, espalhadas um pouco por todo o mundo, graças a movimentos designados de Cidades em Transição".
"Em Portugal este processo começa agora a dar os primeiros passos e chega finalmente ao Algarve, onde existem já cinco núcleos implantados: Monchique, Lagos, Lagoa, São Brás de Alportel e Tavira em Transição, pretende-se que Faro seja o próximo".