Sociedade

Faro recebe maior maratona moto turística da Europa

A maior maratona moto turística da Europa está de volta, na sua 19.ª edição, tendo a Federação de Motociclismo de Portugal, entidade organizadora do evento, escolhido a cidade de Faro para final do “Portugal de Lés-a-Lés”.

PUB
 
A autarquia está associada a esta iniciativa, como entidade co-organizadora, fazendo jus ao “espírito motociclístico que corre nas veias da cidade e dos farenses”, conforme recordou no Luso Paulo Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Faro, durante a apresentação do evento no passado dia 5.
 
Esta maratona, sem fins competitivos e pioneira no nosso país, irá decorrer de 14 a 17 de junho, num novo formato, com três etapas e passeio de abertura e será o mais extenso de sempre, com 1100 quilómetros na ligação de Vila Pouca de Aguiar a Faro. 
 
As verificações técnicas irão abrir o evento, durante a manhã e tarde do dia 14, naquele concelho transmontano, formalismo que antecede o Prólogo “aperitivo turístico” pela localidade e jantar de apresentação. As três etapas começarão sempre ao início das manhãs de quinta e sexta-feira, terminando no sábado, dia 17, ao fim da tarde.
 
O percurso irá atravessar uma dúzia de distritos e dezenas de concelhos, privilegiando as estradas mais pitorescas e desconhecidas, nunca pisando qualquer IP ou IC. 
 
O objetivo é cruzar Portugal de extremo a extremo, todos os participantes seguirão o turístico “road-book” que fará conhecer alguns dos pormenores mais interessantes de Portugal.
 
As últimas edições do “Portugal de Lés-a-Lés” ultrapassaram sempre o milhar de participantes, tendo-se em 2016 contabilizado 1650 motociclistas em 1500 motos, com um aumento do número de participantes estrangeiros.
 
Recorde-se que Faro já recebeu 3 chegadas e proporcionou uma partida de Lés-a-Lés, respetivamente em 2002, 2005, 2007 e 2010.
 
As inscrições online estão abertas até ao dia 15 de fevereiro, em www.fmp-live.pt.
 
Algarve Primeiro/CMF