Numa campanha que tem percorrido o país, chegou a vez de Faro acolher o rastreio e sensibilização para esta doença.
O cancro da pele tem aumentado ano após ano, pelo que o exame do tegumento efetuado por dermatologista pode, se realizado em tempo oportuno, proporcionar o tratamento adequado.
Nesse sentido, o Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro informa que está a levar a efeito, em todo o País, campanhas de sensibilização da população para os cuidados a ter na exposição solar e de deteção precoce do referido cancro, estando previstas para Faro as seguintes atividades:4 de agosto (Sábado) uma ação de rastreio do Cancro da Pele, no Grupo de Apoio de Faro, (Rua Arthur Aguedo Miranda – Horta dos Pardais – Penha – Edifício Palmeiras Bloco C, loja F), das 10h00 às 17h00, com a presença de dois médicos dermatologistas.
O público a rastrear deverá, essencialmente, corresponder aos seguintes requisitos: ter mais de 50 anos ou possuir uma destas caraterísticas: familiar com cancro da pele, mais de 50 nevos (sinais), fototipo baixo (pele e olhos claros) ou profissão que implique grande exposição ao sol.
Dia de Agosto ( Domingo), das 16h30 às 20h00 a ação segue com a campanha "Com o Sol Não se Brinca", em parceria com a Essilor, que pretende sensibilizar pais e crianças para os riscos da exposição solar.
Esta ação terá lugar no Parque Infantil do Fórum Algarve.
Para esta ação será utilizada uma tecnologia que permite às crianças e famílias visualizarem no imediato se estão protegidas contra os raios UV. O efeito da pele não protegida será visível a partir de uma máquina photomaton, sendo possível visualizar no écran e na foto impressa essa diferença significativa, ponto de partida para os conselhos que a equipa de Prevenção Primária da Liga Portuguesa Contra o Cancro vai passar às famílias.
Em simultâneo a Essilor irá realizar um rastreio visual gratuito a todos os interessados (crianças e adultos).