O Presidente da Câmara Municipal, Rogério Bacalhau, participou na passada sexta-feira, dia 31 de janeiro, numa visita às duas ETAR’s do concelho (a ETAR Nascente de Faro e a ETAR de Faro Noroeste) na companhia da administradora da empresa Águas do Algarve, Isabel Soares.
Esta visita permitiu dar a conhecer as instalações de ambas as ETAR’s, e o seu modo de funcionamento, bem como o esclarecimento de algumas questões que foram colocadas pelo edil farense.
Para o Presidente da Câmara “o que vimos confirma que Faro é um concelho que se apresenta seguro e funcional no que respeita ao saneamento, com sistemas que protegem o ambiente e servem as populações com todos os níveis de segurança e eficácia”.
A autarquia dá como exemplo disso a ETAR do Montenegro (Faro Noroeste) que foi modernizada e ampliada em 2009 e que serve em condições de excelência uma população de 45 mil habitantes por meio de um processo de lamas ativadas em arejamento prolongado com desinfeção final dos efluentes.
Ainda assim o autarca alertou para a necessidade de se proceder à modernização da ETAR Nascente: “está a chegar o dia em que este equipamento necessitará também de ser adaptado às novas circunstâncias como o foi a seu tempo a ETAR Faro Noroeste.
Convinha que a Administração Central fizesse esta reflexão o mais cedo possível para conseguirmos dotar Faro das melhores condições de saneamento – por todos os que aqui habitam e pelo ambiente.
Trata-se de um equipamento muito antigo que continua a fazer o seu trabalho. Mas os anos passaram e tornaram a remodelação da ETAR Nascente uma necessidade para garantir um melhor e mais moderno serviço às populações.”
Recorde-se que esta ETAR serve os concelhos de Faro, Olhão e São Brás de Alportel. O Município irá agora desenvolver as iniciativas necessárias no sentido de fazer sentir à Administração Central a urgência de dar provimento a esta necessidade.