Cultura

Faro: “Semana da Leitura” inclui encontros com escritores

A Biblioteca Municipal António Ramos Rosa, em Faro, e as bibliotecas escolares do concelho promovem a “Semana da Leitura 2022”, que decorrerá em formato online, através de videoconferência, e em formato presencial, no auditório da biblioteca.

PUB
O município farense informa em nota enviada ao Algarve Primeiro, que a edição deste ano conta com três encontros com escritores, nomeadamente: no dia 22 de março, terá lugar a apresentação online do livro “Uma casa”, com texto de Joana Barrela e ilustração de Cristina Arvana, também uma atividade de expressão artística; sessões online com a escritora Ana Pessoa nos dias 24 e 25 de março; e, por último, sessões com Bruno Matos, autor da coleção “A Família Monstro”, que irão decorrer no Auditório das Biblioteca, nos dias 28 e 29 de março. Encontros que se destinam aos alunos das escolas do concelho de Faro, e abrangem desde o 1.º ciclo ao Secundário.
 
Da programação fazem parte: o workshop “Desafiar a Escrita – Potenciar a Leitura” com Margarida Fonseca Santos destinado aos professores e mediadores de leitura no dia 23 de março; a palestra “A Química que podemos encontrar nas obras literárias” pelo Professor Sérgio Rodrigues, da Universidade de Coimbra, no dia 30, no âmbito do projeto “Páginas de Ciência”, fruto de uma parceria entre a Biblioteca Municipal de Faro e o Clube de Ciência Viva da Escola Secundária João de Deus.
 
No dia 8 de março também será realizada uma visita à Biblioteca e uma Roda de Poesia – numa articulação entre a Biblioteca Municipal e a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas do Montenegro, no âmbito do Projeto Erasmus “Les arts fédérateurs d’union européenne”.