Saúde

Faro: SEP alerta que sala operatória de cesarianas está em risco de encerrar por falta de enfermeiras

 
São 40 enfermeiras a trabalhar por 50 e deveriam ser 70, alerta o sindicato.

Em comunicado, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses - SEP, refere que de acordo com o Regulamento Dotações Seguras da Ordem dos Enfermeiros, para o bloco de partos da Unidade Hospitalar de Faro, o cálculo aponta para a necessidade de 70 enfermeiras, contudo, neste momento estão ao serviço apenas 40. 
 
O SEP alerta que o número está abaixo do necessário para assegurar uma prestação com qualidade e segurança às mulheres grávidas e recém-nascidos, já que estão escaladas 9 em cada turno, quando deveriam estar 12. Situação que se agrava com o encerramento do bloco de partos de Portimão.
 
As enfermeiras referem ter atingido níveis de exaustão "insuportáveis" por trabalharem muitas vezes 16 horas seguidas, e várias semanas sem folgar para assegurar as 1800 horas extraordinárias mensais que são necessárias, sublinha o sindicato, revelando que estão por gozar cerca de 2000 dias de descanso.
 
Até ao final da semana, as profissionais prometem entregar um abaixo assinado ao Conselho de Administração do CHUA e ao Ministério da Saúde, alertando para os riscos acrescidos provocados pela carência de enfermeiras e comunicam que poderá estar em causa o encerramento da sala operatória de cesarianas.