A Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE), com o apoio da Câmara Municipal de Faro, organiza de 6 a 8 de fevereiro, na Universidade do Algarve, e na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, o 8.º Congresso subordinado ao tema “Turismo e Democracia”.
Conforme avança comunicado da autarquia farense, "a discussão passará por questões como a agenda para os próximos cinco anos até à sustentabilidade, a promoção turística ou a análise dos principais problemas que afetam as áreas da Animação Turística e dos Eventos e Congressos, na busca de soluções conjuntas e estratégias para o futuro do setor".
Este congresso terá uma sessão de abertura presidida pela secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, que contará também com a presença de António Marques Vidal, presidente da APECATE, e Carlos Baía, vereador da Câmara Municipal de Faro. No seguimento da sessão de abertura haverá a oportunidade de ouvir uma intervenção de Sampaio da Nóvoa, embaixador de Portugal na UNESCO.
Serão várias as entidades associativas que estarão presentes, como a AHRESP, AHP, APAVT, ALEP, que juntamente com cerca de 200 participantes de empresas, decisores políticos e investigadores, terão oportunidade de debater as temáticas: “Turismo e Democracia”, “Digital – dependência vs oportunidade”, “Promoção de destino – eventos e animação turística como fatores de qualificação e diferenciação”, “Fiscalidade – as agruras do empresário”, “Sustentabilidade – boas práticas”, “Eventos – um setor em autogestão ou a urgência de uma estratégia setorial” e o “Ordenamento e delegação de competências – A realidade do Algarve”.
No final deste congresso sobre o mundo do Turismo, o painel “Um outro olhar” contará com personalidades e profissionais oriundos de outras áreas, "que deixarão a sua visão sobre a atividade turística, contribuindo para ajudar a dimensionar e contextualizar o universo das preocupações do turismo ouvindo “quem vem de fora” e pode acrescentar novos e diferentes pontos de vista para o desenvolvimento do setor", confirma o Município.
A sessão de encerramento, no dia 7 de fevereiro, contará com as presenças de Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal, António Marques Vidal, Presidente da APECATE, João Fernandes, presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve, e Rogério Bacalhau, presidente da Câmara Municipal de Faro.
O dia 8 ficou reservado para um programa social proporcionado pela Câmara Municipal de Faro direcionado a todos os participantes do congresso. Estes terão a oportunidade de conhecer o potencial turístico do concelho de Faro.
Para o Presidente da Câmara, Rogério Bacalhau, trata-se efetivamente de um momento importante: “Trabalhamos há quase uma década para que Faro seja um concelho com atividade turística e o facto de a APECATE aqui estar a realizar o seu congresso é uma grande oportunidade para que, em conjunto, possamos debater os temas mais relevantes para o setor e, ao mesmo tempo, darmos a conhecer as potencialidades de um destino tão completo como é Faro”.