Cultura

Faro: Teatro das Figuras com música, dança, representação e "homenagem à mulher do século XXI"

O Teatro das Figuras apresenta, no próximo dia 9, a peça "Jesus, o Filho", com texto e encenação de Elmano Sancho.

PUB
Conforme revela nota do Teatro Municipal de Faro, a personagem central - que não é Jesus, mas que não deixa de ser um "messias" - fala sem artifícios, revelando a sua coragem e inteligência. É um homem comum que não se deixa influenciar, que não muda de discurso, nem de tom de voz. Que se mostra firme e resistente, implacável na sua crítica ao mundo. Esta peça insere-se num tríptico onde já foi apresentado o espetáculo "Maria, a Mãe" e em junho deste ano será apresentada a peça "José, o Pai".
 
No dia 11, o destaque irá para a música clássica. Jill Lawson, pianista de renome internacional, apresenta-se em concerto, no âmbito do projeto "Trio de Damas", para homenagear Helena Sá e Costa, referência do pianismo em Portugal. A pianista, acompanhada do Ensemble Musicamerata, apresenta e defende um programa monográfico, com obras dos compositores Gabrieli, Mozart, Bach, e Lopes-Graça, sendo importante destacar a apresentação do Concertino para piano, cordas, metais e percussão.
 
O espetáculo "Cabeças de Vento" convida as famílias a cantar e a dançar no dia 19 de fevereiro. Os criadores Inês Pupo e Gonçalo Pratas procuram promover deste modo, o contacto com a natureza, o seu conhecimento, respeito e proteção.
 
No dia 23, a dança vê-se representada com o espetáculo de dança-teatro "Jungle Book reimagined", pela companhia inglesa Akram Khan Company. O coreógrafo e a sua equipa reinventaram a viagem de Mogli pelos olhos de um refugiado, encurralado num mundo devastado pelo impacto das alterações climáticas. "Jungle Book reimagined" é dirigido a todas as gerações como um passo para relembrar, reaprender e reimaginar um novo mundo em conjunto. Uma oportunidade de testemunhar em Portugal o trabalho de uma das companhias de dança mais relevantes da atualidade.
 
Esta peça está em digressão nacional, estreando no Centro Cultural Vila Flor em Guimarães, passando pelo Centro Cultural de Belém em Lisboa e terminando a digressão nacional no Teatro das Figuras.
 
A 25 de fevereiro, o músico, produtor e compositor Renato Júnior junta no mesmo palco algumas das melhores vozes femininas da atualidade. Durante cerca de hora e meia, as cantoras convidadas desfilam em palco entrando no universo musical do álbum "Uma Mulher Não Chora", imprimindo cada uma delas a sua impressão digital à música do compositor. Como se não bastasse, a partilha é igualmente feita em sentido contrário, alguns dos temas mais emblemáticos de cada uma das cantoras são trazidos para o mundo de Renato Júnior e interpretados com arranjos únicos. Trata-se de uma homenagem à mulher em pleno século XXI, com a participação de Ana Bacalhau, Rita Redshoes, Katia Guerreiro, Viviane, Sofia Escobar, Luanda Cozetti, Patricia Antunes e Patricia Silveira.
 
A par da programação em palco, o Teatro das Figuras dá continuidade à sua vertente formativa nas artes cénicas com duas oficinas. 
 
Francisco Luís Parreira, professor na licenciatura e mestrado de teatro da Escola Superior de Teatro e Cinema, conduz nos dias 10, 11 e 12 uma Oficina de Encenação.
 
De 24 a 26, é a vez de Armando Nascimento Rosa assumir a Oficina de Escrita para Teatro. O dramaturgo, ensaísta e cantautor, pretende desafiar os participantes para a experiência da criação escrita destinada à cena teatral.