O Município de Faro tem desde a passada quinta-feira, um novo sistema de transporte público de interesse turístico em comboio rodoviário a operar na cidade.
A implementação deste serviço, segundo explica a autarquia, resulta de um contrato de concessão adjudicado pelo Município no dia 19 de fevereiro ao operador Delgaturis – Empreendimentos Turísticos, Lda, por um período de 4 anos, após concurso público aprovado por deliberação da Câmara Municipal de Faro a 1 de julho de 2019.
A Município adianta que o sistema de transporte turístico "é composto por um trator e três reboques destinados ao transporte de passageiros" - que percorre um novo traçado alargado com novos pontos de paragem e de interesse turístico definidos.
O trajeto percorrido continua a sair da Praça D. Francisco Gomes, tendo passagem em vários dos pontos de interesse da cidade e novas paragens no Jardim da Alameda, Ermida de Santo António do Alto, Mercado Municipal e Igreja do Carmo.
O novo serviço tem ainda duas modalidades possíveis, ao contrário do que acontecia, em que o comboio turístico contava com um percurso único com duração de cerca de 45 minutos.
O utilizador poderá assim optar por um bilhete de uma utilização única, completa ou parcial, pelo valor de 4 euros, ou por um bilhete diário no valor de 6 euros, em que, com um mesmo título, os turistas podem fazer, ao longo do dia, várias viagens e paragens. Ambas as tipologias têm uma redução de 50% no preço para crianças de 4 a 10 anos e é grátis para crianças até aos 3 anos.
A nova modalidade de bilhete diário permite que, ao longo do dia, os turistas possam fazer as paragens que entenderem nos pontos turísticos ao longo do percurso e prosseguir viagem às horas determinadas nos vários pontos de paragem, podendo explorar e ficar a conhecer melhor a cidade, explica a Câmara no mesmo comunicado.