Sociedade

Faro: Templo Nacional 2 todos os dias a fazer novos amigos

Daniel Fernandes
Daniel Fernandes  
Depois de abrir um primeiro espaço em Chaves, de onde é natural, Daniel Fernandes, apostou numa nova loja em Faro, na Rua do Alportel - 203, a poucos metros da famosa rotunda da N2, na Avenida Calouste Gulbenkian.

PUB
Ambas as lojas, são um ponto de encontro na partida e na chegada, para quem percorre a Nacional 2, de carro, mota, bicicleta ou mesmo a pé. O Templo Nacional 2, é assim um espaço de partilha de experiências, mas também onde se podem adquirir artigos ligados à mítica estrada nacional, como por exemplo t-shirts, porta-chaves, autocolantes, canecas, capacetes, entre outros artigos. 
 
 
O responsável do negócio, de 44 anos, formado em gestão de marketing, explicou ao Algarve Primeiro, que "é no espaço lounge, onde recebemos as pessoas e partilhamos as histórias que viveram ao longo da viagem, nomeadamente o que correu bem ou menos bem, onde pararam ou o que visitaram, tudo aquilo que trazem dentro deles com a experiência é partilhado connosco. Por norma, na nossa loja de Chaves, fazemos a partida e aí perguntam-nos mais do que aquilo que nos contam, na chegada a Faro, as pessoas contam-nos mais do que perguntam, neste caso, são mais as curiosidades que viram ao longo da viagem e é para isso que cá estamos". 
 
No meio de tantas chegadas a Faro, já houve histórias curiosas, "pedidos de casamento, muitas avarias, muitas tropelias, no fundo somos um bocadinho o confessionário, daquilo que se passou ao longo da viagem", frisa Daniel Fernandes. 
 
 
Todos os dias, o espaço está aberto das 9h00 às 13h00 e das 15h00 às 19h00, "mas por vezes, recebemos pessoas que nos chegam depois da hora de fecho da loja, onde são partilhadas fotos e experiências". Mas, o Templo não é só para quem faz a viagem, é também para quem quer visitar o espaço, "somos uma porta aberta a todos, posso dizer que muitas pessoas entram aqui por curiosidade e ficam com o desejo de percorrer a Nacional 2".  
 
 
O objetivo deste projeto, é que o viajante se sinta bem, "que se sinta acolhido de forma única, damos informações de locais que deve visitar, restaurantes, hotéis, indicamos por onde se vai para o Moto Clube, ou até à praia". Daniel realça o apoio da Câmara Municipal de Faro, "que desde o primeiro momento reconheceu que as pessoas terminam aqui a viagem nesta rotunda «738km», e o posto mais próximo é o Templo N2", observou.
 
Sobre a possibilidade de expandir o negócio para outros pontos da N2, o responsável deixou a decisão para o público: "temos tido muitas solicitações para abrirmos outros Templos, mas abrimos em Faro em dezembro de 2020, estamos por assim dizer em consolidação, porque gostamos de ter a porta aberta para que as pessoas sejam bem recebidas, não queremos um espaço só por abrir, mas sim para acolher", acrescentou.
 
 
A grande expetativa está ligada à Concentração de Faro de 2022, onde são esperados milhares de motards, muitos vindos da N2. Em 2021, apesar da pandemia obrigar ao cancelamento do evento pelo segundo ano consecutivo, Daniel Fernandes lembrou que houve muita gente que esteve em Faro, para estar solidária com o Moto Clube "e muitos desses motards passaram por aqui". À pergunta sobre a motivação para percorrer a N2, Daniel respondeu afirmativamente, "não há outra estrada igual, desde miúdo que a percorro, porque vinha de férias, mas ainda hoje quando vou de viagem, a primeira coisa que faço é desligar o rádio do carro e sentir as emoções, é completamente diferente, sempre", exprimiu. 
 
Mais informações em https://templon2.pt/
 
 
Emídio Santos