Encontra-se a decorrer o concurso de ideias para a criação do monumento ao estudante da Universidade do Algarve em Faro.
Numa parceria entre a Associação Académica, a Universidade do Algarve e a Câmara Municipal de Faro, pretende-se que a intervenção artística seja um referencial da cidade.
Em comunicado, as três entidades envolvidas no projeto, sublinham que a ideia passa por "homenagear uma das mais importantes e simbólicas comunidades que fazem parte do tecido social de Faro: os estudantes da Universidade do Algarve".
É referido que ao longo dos últimos 41 anos, passaram por Faro milhares de estudantes, em que muitos deles levam o nome da cidade e da UAlg pelo mundo, enquanto muitos outros fixam-se em Faro," contribuindo para o progresso do conhecimento, inovação e enriquecimento económico, social e cultural do concelho e da região do Algarve".
O local de implantação da obra de arte será a Avenida Calouste Gulbenkian, no separador central, junto à vulgo “Rotunda do Hospital”. A divulgação dos resultados do concurso acontece a 12 de março, já o prazo final para a concretização do projeto selecionado (incluindo a sua montagem no local) está previsto para 17 de junho.