Desporto

Faro volta a receber mais uma etapa do Campeonato Mundial de Bikingman

A cidade de Faro recebe pelo quinto ano consecutivo, de 1 a 5 de maio, uma das etapas do BikingMan Origine World Championship, a mais longa e difícil prova de ciclismo em Portugal com um percurso de 1.000 quilómetros e 12.000 metros de desnível a realizar em cinco dias (120 horas) no máximo. O percurso atravessa as regiões do Algarve e Alentejo e conta com dois postos de controlo em Sagres (km 279) e Vila Viçosa (km 667).

PUB
Um total de 90 atletas de 12 nacionalidades (incluindo 86 homens e 4 mulheres) são esperados nesta prova, sem qualquer assistência (alimentação, navegação ou veículos de acompanhamento). O início acontece na segunda-feira, dia 1 de maio, a partir das 05h00, no Jardim Manuel Bivar.
 
Pelo segundo ano consecutivo, Portugal lança a temporada BikingMan Origine, oferecendo aos ciclistas aventureiros (sozinhos ou em pares, amadores e profissionais) de todo o mundo uma experiência única das regiões do Algarve e Alentejo.
 
A temporada de 2023 também inclui mais seis etapas em várias regiões da França, Brasil e uma grande final no Marrocos, completando um total de sete corridas.
 
Entre os atletas participantes estão Laurianne Plaçais (vice-campeã do BikingMan Origine), Rémi Borrion (vencedor do BikingMan Aura 2022), Benoit Merchez (vencedor do BikingMan Portugal em 2021), Jean Guerin (ex-ciclista profissional) ou Mickael Juignet e Maxime Prieur (top 5 em uma etapa do BikingMan em 2022).
 
A corrida pode ser acompanhada remotamente, uma vez que cada participante está equipado com um GPS, que permite ao público saber a posição de cada corredor em tempo real (http://www.bikingman.com/livetracking).
 
Fundado pelo explorador/recordista francês Axel Carion, o BikingMan Origine é o campeonato mundial de ultraciclismo 100% autônomo que já reuniu cerca de 2.000 atletas. A temporada 2023 é composta por 7 etapas: cinco na França - Córsega, Região Sul, Auvergne-Rhône-Alpes, País Basco - e 3 noutros países - Portugal, Brasil e Marrocos.