O evento decorre no Jardim da Alameda, de 16 a 20 de Setembro.
A Zénite, é uma nova associação sociocultural criada em 2015 com sede em Faro, com o objetivo de inovar no mercado de eventos, pretendendo não só criar eventos em nome próprio, mas também oferecer os seus serviços a clientes com boas ideias sem a capacidade de as realizar.
A Zénite é uma associação sem fins lucrativos com uma forte componente solidária e humanista e tem como missão angariar fundos para auxiliar o C.A.S.A (Centro de Apoio ao Sem Abrigo – Delegação de Faro), que presta apoio aos extratos populacionais com maiores dificuldades, nomeadamente sem abrigos, idosos e famílias em situação de excecional carência.
O CASA centra a sua actividade na ajuda direta a quem nada tem, através de alimentação, vestuário, utensílios domésticos, material escolar, produtos de higiene, entre outros géneros de primeira necessidade, para além de lhes proporcionar apoio nas áreas do aconselhamento técnico que visam a sua integração social, profissional e melhoramento das condições de vida.
Atualmente apoia no Algarve cerca de 1.500 pessoas diariamente.
Com a finalidade de angariação de fundos para o C.A.S.A, para que a instituição consiga prosseguir todo o trabalho e também como contributo para a Campanha Teto Amigo, a Zénite vai organizar o 1º Festival do Petisco Mediterrânico no Jardim da Alameda em Faro de 16 a 20 de Setembro.
A entrada é gratuita, e decorre entre as 17h00 e as 02h00, onde poderá degustar "bons petiscos", desde o choco frito, aos carapaus alimados, passando pelo frango frito com amêijoas ou patanisca de alheira.
Ao todo são cinco os restaurantes que estarão a concurso, para a escolha do melhor petisco mediterrânico.
A animação é outro "prato forte" deste evento, que terá muita música em palco, com o Rancho Folclórico de Faro, Fernando Leal, Tony das Favelas, Isabel Frade, Acordeonistas Humberto Silva e Filipe Romão, o DJ André Salgueiro, entre outros.
A organização destaca que por cada petisco é oferecida uma bebida.
O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Faro, União de Freguesias de Faro, Ambifaro, da Fagar e Superbock.