Foi no dia 10 de novembro que a Escola Secundária Pinheiro e Rosa promoveu um encontro entre os seus alunos e os utentes da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral (APPC).
Uma iniciativa, da responsabilidade dos alunos do 1º ano do Curso Profissional de Organização de Eventos, que pretendeu “estender a capa do S. Martinho” aos mais frágeis.
Com o mote “Correr por uma causa” os alunos da Pinheiro Rosa acolheram no seio das suas equipas, formadas por três elementos, um utente da APPC, onde ultrapassaram várias tarefas, lado a lado com as pessoas que diariamente fazem da sua vida um desafio.
A atividade começou por uma corrida de estafetas, cuja última secção culminava com uma corrida em cadeira de rodas. Neste desafio os alunos puderam experimentar a dificuldade da locomoção neste meio auxiliar de transporte.
Ultrapassada esta prova, as 15 equipas passaram para a secção dos jogos tradicionais. Propostas como encestar uma bola na tabela de basquete, rebentar um balão com a barriga ou correr com as pernas atadas a dois parceiros, foram cumpridas com um verdadeiro espírito desportivo, contribuindo para o desenhar de centenas de sorrisos nos rostos dos participantes e das turmas que foram assistir.
No final, para além das equipas que alcançaram as posições cimeiras, todos se sentiram vencedores, tendo contribuído, à sua maneira, para a construção de um dia diferente na vida de 15 pessoas.
No dia 17 de novembro haverá na APPC uma cerimónia de entrega de medalhas, pelo Diretor do Agrupamento, às equipas que ficaram nos 3 primeiros lugares, bem como a receita de um peditório promovido a favor daquela instituição.
Algarve Primeiro