O distrito de Faro está a discutir hoje a final do “Prémio FAQtos 2017 – Aplicando as RF”, uma iniciativa do Inov-Insesc com o Instituto Superior Técnico a realizar no Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico, no âmbito do FAQtos, projeto português que informa o público sobre os impactos da radiação eletromagnética emitida por sistemas de comunicações móveis na saúde e no ambiente.
Assim alunos da Escola Secundária João de Deus de Faro, vão defender o trabalho “In(formação) do Consumidor e Segurança Alimentar: Biotoxinas nos Bivalves”, sobre uma aplicação para dispositivos móveis que permita a obtenção de informação sobre a presença de biotoxinas acima dos valores regulamentares nos bivalves consumidos, nesta que é a 4ª edição da iniciativa.
Até atingirem a final, os grupos/trabalhos ultrapassaram várias fases eliminatórias de avaliação. No total, o Prémio FAQtos 2017 recebeu candidaturas de 62 grupos, o equivalente a 196 alunos e 40 professores de 35 escolas secundárias de 13 distritos e 2 regiões autónomas.
Na apresentação pública os alunos enfrentam o júri composto por Luís M. Correia (Coordenador do projeto FAQtos e IST, Universidade de Lisboa), Custódio Peixeiro (IST, Universidade de Lisboa), Carolino Monteiro (Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa), Isaura Vieira (Direção-Geral da Educação), Pedro Rosário (Direção Geral de Saúde) e Diana Pinto (Vodafone).