Sociedade

FARO:Alunos do concelho com problemas de visão recebem apoio

Foi assinado no passado dia 10 maio um protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Faro e o Rotary Club de Faro, denominado “Ver Bem para Aprender Melhor”, que pretende promover a terapêutica e a reeducação junto dos alunos do concelho de Faro com problemas visuais.

PUB
 
Este protocolo, tem como objectivo apoiar os alunos que frequentam os estabelecimentos de ensino do concelho, desde o pré-escolar até ao 2º ciclo do ensino básico, que sejam identificados como portadores de problemas de visão e em situação de carência económica que os impeça de aceder à aquisição de óculos e/ou à frequência de consultas de oftalmologia, no sentido de lhes proporcionar as devidas condições terapêuticas e de reeducação visual, confirma a autarquia em nota de imprensa.
 
À edilidade caberá fazer o levantamento dos alunos com problemas/deficiências de visão, fazendo posteriormente a análise socioeconómica dos agregados familiares que solicitem o apoio. 
 
Ao Rotary compete depois realizar as diligências necessárias para apoiar financeiramente a aquisição dos óculos/aros e/ou lentes, assim como para o encaminhamento para a realização de consultas oftalmológicas prévias para um correto diagnóstico e prescrição das medidas a tomar junto de cada aluno.
 
Ainda de acordo com o mesmo protocolo que é válido até 30 de Junho de 2018, sendo renovável para o ano rotário seguinte, os apoios a prestar têm como limite máximo anual o valor de 1.000€ e só em casos excepcionais o Rotary dará o apoio financeiro mais do que uma vez ao mesmo aluno. 
 
Os interessados podem contactar o Departamento de Ação Social e Educação da Câmara presencialmente, através do telefone 289 870 869 ou do e-mail [email protected].
 
Algarve Primeiro