Sociedade

Faro:Antiga Escola Primária do Gorjões alberga destacamento do Corpo de Bombeiros Voluntários de Faro Cruz Lusa

 
 
 
Teve lugar ontem a cerimonia de inauguração do Destacamento dos Gorjões do Corpo de Bombeiros Voluntários de Faro Cruz Lusa, na antiga Escola Primária dos Gorjões, freguesia de Sta. Bárbara de Nexe.

 
Estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, o Secretário de Estado Coordenador, José Apolinário, o Comandante Operacional Distrital de Faro,  Vítor Vaz Pinto, o Coordenador Municipal de Proteção Civil, Rui Baptista Graça, bem como os elementos de Comando do Corpo de Bombeiros e Direção da Associação Humanitária de Bombeiros de Faro Cruz Lusa.
 
Estando o Quartel do Corpo de Bombeiros Voluntários de Faro Cruz Lusa localizado na cidade de Faro e sendo a zona de maior perigosidade no que respeita a incêndios rurais no norte do concelho de Faro, a instalação deste destacamento irá minimizar o tempo de deslocação dos operacionais para o combate a este tipo de ocorrências. 
 
O Corpo de Bombeiros de Faro Cruz Lusa irá permanecer 24 horas por dia durante todo o período crítico, sendo previsto manter e dinamizar estas instalações durante todo o ano com atividades de formação internas e ainda com ações de sensibilização no âmbito da proteção e socorro dirigidas à comunidade.
 
Segundo o Município, no âmbito do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) a localização da Equipa de Combate a Incêndios neste espaço, "permitirá também uma mais rápida movimentação para fazer face a ocorrências nos concelhos vizinhos" garantindo o ataque inicial como uma intervenção organizada e integrada, sustentada por um despacho inicial até 2 minutos depois de confirmada a localização do incêndio.