Foi inaugurada esta tarde uma exposição temporária no Centro de Ciência Viva do Algarve.
Até 30 de Outubro, poderá conhecer mais de perto "O Fascinante Mundo das Aranhas e dos Escorpiões".
Segundo Rui Monteiro, Biotecnólogo e colaborador do Centro de Ciência Viva, “a expetativa em torno desta exposição é grande. Há dois anos recebemos cá estes exemplares que são de um grupo Polaco e foi um sucesso, desta vez esperamos que ainda seja maior a afluência de público, especialmente das escolas que, normalmente têm muito interesse em conhecer mais de perto este mundo”.
Para Rui Monteiro, ”estas criaturas de oito patas, quatro pares de olhos e quelíceras venenosas nunca nos deixam indiferentes, seja por curiosidade, receio ou encanto”.
Por norma, estes animais “não atacam, mas quando o fazem é por acidente, já que precisam de se defender. É comum que uma Viúva Negra se aloje dentro de um sapato ou de uma bota e, quando nos calçamos sem sacudir o objeto, podemos correr o risco de sermos picados, isto porque o animal não está a contar com essa situação, porque se sente preso e acaba por reagir, mas na maioria das vezes fogem de nós. Eu até costumo dizer que é bom termos aracnídeos em casa, já que se alimentam de insetos pelo que deixam o ambiente mais limpo”.
Durante a inauguração, foi dada a oportunidade aos visitantes de manipular alguns dos 50 exemplares de aranhas (vivas) em exposição, sendo que, foi o especialista Rui Monteiro quem se mostrou predisposto a fazê-lo e com grande desembaraço.
A exposição veio de Coimbra, e pertence a um grupo de quatro polacos que fazem exposições em todo o mundo. O Centro de Ciência Viva disponibilizou o espaço e a colaboração para acolher a exposição.
A importância de conhecer melhor o papel dos aracnídeos na Biosfera é a base desta exposição. Rui Monteiro clarifica que é importante explicar aos mais novos este fascinante mundo para que possamos lidar melhor com estas espécies.
“As aranhas assustam-nos, mas de um modo geral, não são agressivas. Naturalmente se eu tiver um químico ou um qualquer inseticida na mão e pegar numa aranha, ela vai rejeitar-me e picar, mas assim como estou, ela apresenta-se bastante tranquila e inofensiva”.
Rui Monteiro fez as delícias das crianças e dos adultos, explicando as caraterísticas destes animais e mostrando o quão é fácil trabalhar com eles quando se conhece bem as suas facetas e se sabe muito bem como os tornar inofensivos.