Sociedade

Faro:Bairro dos Centenários com “nova cara” e novas condições

 
 
 
 
 
 
A Câmara Municipal de Faro inaugurou esta terça-feira a obra de requalificação do Bairro dos Centenários, junto ao Estádio de S. Luís.

 
Presentes na cerimónia de inauguração estiveram o presidente da autarquia, Rogério Bacalhau, assim como o restante executivo camarário, o presidente da PROVECTUS, António Milheiras Rodrigues, bem do Cónego Carlos César Chantre, vigário geral da Diocese do Algarve.
 
O Presidente da Câmara de Faro disse ao nosso jornal que a obra custou 130.284,99 euros, mais IVA, e teve como objectivo "a requalificação de um velho bairro que se encontrava completamente descaracterizado".
 
Rogério Bacalhau sublinhou a importância desta intervenção que se enquadra no programa "Faro Requalifica" do Município.
 
O edil disse ao Algarve Primeiro que a obra “teve sucessivos adiamentos devido às dificuldades que a autarquia sentia. Este era um espaço muito utilizado pela PROVECTUS, mas também pelos moradores dos bairros da área envolvente. Tivemos de melhorar toda a área, pavimentar a zona que estava sempre cheia de lama e que muito incomodava quem aqui passava. Neste momento, o bairro é praticamente todo utilizado pela associação que se encarrega de apoiar os idosos”.
 
Rogério Bacalhau falou das intervenções também ao nível do saneamento básico que atrasaram um pouco os trabalhos, mas agora é uma realidade e possui um espaço sem carros que também era uma necessidade”.
 
O responsável pela PROVECTUS – Associação em Prol da Terceira Idade, Milheiras Rodrigues, disse ao Algarve Primeiro que, “esta obra é um sonho concretizado, porque há muito tempo que este bairro precisava desta intervenção”.
 
Visivelmente orgulhoso pelas atuais condições que o bairro apresenta e em clima de Festa de Santo António, o médico adiantou que a associação ali instalada e da qual é responsável tem agora mais capacidade de trabalho e pode sonhar com outros projetos mais ambiciosos para apoiar os cerca de 40 idosos que recebem diariamente os serviços da PROVECTUS”.
 
A construção de um centro de dia que tem sido adiada pela crise económica, bem como um espaço de apoio ao doente com Alzheimer são dois projetos em carteira para o futuro e que, na posição de Milheiras Rodrigues, “são agora uma prioridade para a nossa cidade, pois faz-nos muita falta dar resposta nessas duas vertentes”.
 
Refira-se que o Bairro dos Centenários, é Municipal, tem 16 casas, 4 delas estão habitadas.
 
Após a inauguração foi realizado o tradicional arraial de Santo António da PROVECTUS – Associação em Prol da Terceira Idade.