Sociedade

FARO:BE contra veto da Secretaria de Estado do Orçamento ao plano de intervenções urgentes do Município

Os autarcas eleitos do Bloco de Esquerda de Faro exigem que o referido veto seja levantado e o plano de intervenção chegue ao terreno.

PUB
 
Confrontados com a notícia de que o Secretário de Estado do Orçamento emitiu um parecer negativo ao plano aprovado na Assembleia Municipal para executar um conjunto de intervenções urgentes no concelho, a Comissão Coordenadora Concelhia e os autarcas eleitos do Bloco de Esquerda de Faro exigem que o referido veto seja levantado e o plano de intervenção chegue ao terreno.
 
Para o BE, o saldo orçamental resulta dos sacrifícios suportados pelos munícipes de Faro, em consequência do plano de ajustamento financeiro imposto pelo executivo municipal. 
 
Se a existência deste saldo transitado já demonstra o claro erro que foi a aprovação do referido plano de ajustamento, que limita a liberdade de fixação de taxas e impostos municipais e do IMI, a paralisação das intervenções aprovadas pelo conjunto de todas as forças políticas com assento na Assembleia Municipal ainda mais acentuará esse erro.
 
Refira-se que a lista de intervenções urgentes aprovada no executivo municipal, após negociação entre as três forças representadas - PSD/CDS, PS e CDU - foi também aprovada por unanimidade na Assembleia Municipal. 
 
Os eleitos do Bloco com assento na Assembleia Municipal manifestaram o seu acordo, embora com algumas reservas pontuais, pelo que dada a situação o deputado eleito pelo Algarve do Bloco, João Vasconcelos, irá pedir explicações à Secretaria de Estado do Orçamento.
 
Algarve Primeiro