Para o Bloco, são "preocupantes" as notícias dos recentes assaltos que se têm verificado em Faro, quer em apartamentos e lojas, quer em viaturas.
Apesar de o fenómeno não ser exclusivo de Faro, o bloquistas dizem ser "urgente a tomada de medidas para aumentar a segurança, em particular, no concelho".
Todos os anos, no início da época balnear, se ouve falar em acréscimo de efetivos policiais para o Algarve. Não sendo “varinha mágica” para a resolução do problema, ainda assim, é reconhecido como medida dissuasora para uma boa parte dos amigos do alheio.
Não obstante as anunciadas preocupações dos governos com a segurança, o Bloco confirma que chegam relatos de mais assaltos, "a que não será alheio o facto de se verem poucas forças policiais nas ruas, em resultado das restrições orçamentais".
Todavia, o BE diz não ignorar que as preocupações com a segurança não se devem confinar ao combate à criminalidade. Sendo necessário proteger os cidadãos, a montante, com a criação de emprego e com a moralização da sociedade através de um eficaz combate à corrupção, passos para uma sociedade mais justa e, consequentemente, mais segura.