Política

Faro:CDU está contra a "privatização" de serviços na área do desporto

 
O PCP defende a prestação de serviços na área do desporto e de manutenção e limpeza de instalações de gestão municipal.

 
Em comunicado, o PCP faz saber que, “na sessão da Assembleia Municipal de Faro do passado dia 29 de junho de 2018, o executivo camarário de maioria PSD/CDS submeteu à discussão a proposta sobre o concurso público de concessão de serviços desportivos na área da docência e na área técnica de manutenção e limpeza das instalações desportivas a realizar no Concelho de Faro”.
 
No mesmo documento os comunistas dizem que, “a Câmara Municipal de Faro detinha a concessão parcial destes serviços, contudo argumenta que ‘(...) devido a exigências de eficácia económica (...) procurou-se um modelo de gestão que (...) aliviem o município de encargos." Ora, este "modelo de gestão’ deixa, com este novo concurso público, de ser municipal e passa para a esfera de uma empresa privada”.
 
O PCP defende “a prestação de serviços na área do desporto e de manutenção e limpeza de instalações de gestão municipal. Com a entrega destas atividades a empresas privadas, como propõem PSD e CDS, não só se verifica uma desresponsabilização da autarquia de um serviço que deverá ser público, como se estimula, por esta via, a precarização das relações laborais junto dos professores, técnicos e auxiliares”, sustenta o mesmo documento.
 
Para o PCP, “a CMF não pode desresponsabilizar-se das suas funções, entregando serviços que lhe competem a privados, que irão exercer a sua própria tabela de preços (aumento para o utilizador) e nem tão pouco se pode permitir que a CMF seja responsável pelos baixos salários dos trabalhadores e pelo seu vínculo precário (recibos verdes)”.
 
De acordo com o mesmo partido, “a privatização de serviços que ao longo dos anos tem sido promovida pela maioria PSD/CDS na Câmara Municipal de Faro, como aliás acontece na FAGAR, é um caminho que degrada a qualidade do serviço, encarece os preços, atinge os direitos dos trabalhadores”.
 
Neste sentido, “os eleitos da CDU votaram contra esta proposta na Assembleia Municipal”.
 
Para o PCP, para os eleitos da CDU, “é promovendo os serviços públicos, é valorizando os trabalhadores, respeitando os horários, combatendo a precariedade, aumentando os salários que se criam melhores condições de vida e se caminha rumo ao progresso social e de resposta às necessidades das populações do concelho de Faro”.