A Câmara Municipal de Faro, através da sua agência para o desenvolvimento local, Ambifaro, chegou a acordo com o Millennium bcp, entidade bancária que detém os direitos de propriedade do antigo Centro Comercial Atrium, com vista à reabertura parcial daquele espaço no Natal.
Localizado numa das ruas mais emblemáticas do centro de Faro, o Atrium – Centro Criativo da Baixa de Faro, é um projeto vocacionado para a dinamização do antigo centro comercial Atrium, encerrado em Agosto de 2009 e que desde essa data se encontra devoluto.
Deste modo a autarquia informa, que o antigo Atrium, irá abrir portas "para implementar projetos nas áreas criativas, como oficinas de trabalho, lojas temporárias pop-ups, workshops, exposições, mercados temáticos e espaços interdisciplinares em articulação com as entidades locais e outras infraestruturas empresariais públicas ou privadas da região do Algarve".
Durante o período de funcionamento haverá lugar ainda a animação, com música e teatro, de acordo com um programa a divulgar e que será enquadrado na agenda de eventos do Município.
Trata-se de um projeto da Ambifaro concebido em estreita articulação com a Associação Nacional de Designers, da Associação Cultural Palácio do Tenente, da Sardinha de Papel e da Associação de Desenvolvimento Comercial da Zona Histórica de Faro.
Embora não se pretenda, com esta ação, dar uma solução definitiva ao Atrium, uma vez que o imóvel continua no mercado, a edilidade destaca que a ideia é "dar vida a um edifício e a uma zona que preenche o imaginário colectivo dos farenses e que até agora não tinha aproveitamento de qualquer espécie, incentivando e apoiando as criações locais".