Dezenas de crianças do Agrupamento de Escolas de Montenegro saem à rua na próxima terça-feira, 21 de março, para participarem nas comemorações do Dia Mundial da Árvore e da Floresta, com apelos simbólicos à defesa do ambiente.
A iniciativa, integrada num programa de atividades promovido pela Junta de Freguesia (JF) de Montenegro, decorrerá a partir das 9h30, na Rua Júlio Dinis, onde os alunos de dez turmas irão pendurar cartazes com frases de sensibilização nas árvores daquela artéria.
Promover uma maior consciência ambiental e chamar a atenção para a importância da floresta enquanto património da humanidade, é o objetivo das mensagens que as crianças deixarão "hasteadas" numa das principais ruas da Freguesia, realça comunicado da Junta.
O programa prossegue às 10h00, com a participação do Projeto "Tricô às Sextas", constituído essencialmente por cidadãos seniores que irão "vestir", com peças tricotadas, uma árvore no Largo António Ferreira de Araújo.
De acordo com o Presidente da JF de Montenegro, Steven Sousa Piedade, a escultura elaborada pelos elementos do Grupo "Tricô às Sextas" ficará a embelezar esta zona de lazer, onde a Autarquia concluiu recentemente obras de requalificação. As comemorações do Dia Mundial da Árvore e da Floresta encerram assim com a inauguração deste espaço público, na confluência das ruas Manuel Martins e Dr. Carlos Paião.
Envolver a comunidade escolar e a população sénior nas atividades da Junta de Freguesia é o objetivo da Autarquia que, desta forma, pretende promover uma cidadania mais ativa.
«Questões do interesse comum, como a importância do espaço público e a defesa do ambiente, requerem a intervenção dos cidadãos em geral, por isso a sua participação na respetiva promoção e preservação representam uma grande mais-valia para a nossa sociedade», sustenta Steven Sousa Piedade, que convida toda a população da Freguesia a acompanhar as atividades do Dia Mundial da Árvore e da Floresta.
Algarve Primeiro