Política

Faro:Deputado Luís Graça "tomou nota" de propostas dos alunos da Escola Pinheiro e Rosa para reverter o aquecimento global

 
Foi num anfiteatro repleto de estudantes do ensino secundário que o deputado Luís Graça (PS), dialogou com os jovens que participam no projeto do Parlamento dos Jovens, cujo tema deste ano é as alterações climáticas e a criação de medidas para reverter o aquecimento global.

 
Acolhidos pelo diretor da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, professor Helder Carrasqueira, os alunos tomaram conhecimento da dinâmica daquela Faculdade através dos seus cursos e das suas atividades no país e no estrangeiro.
 
Francisco Soares, diretor do Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa felicitou os jovens "pela dedicação a uma causa nobre, mas sobretudo pelo exercício de cidadania ativa demonstrado".
 
Custódio Moreno, diretor do Instituto Português do Desporto e Juventude discursou sobre o associativismo e a capacidade mobilizadora dos jovens. O IPDJ, parceiro do Parlamento dos jovens, tem monitorizado este projeto desde o início e acompanhado a sua evolução. Saudou os jovens do Agrupamento Escolar "por terem tido a força" para mobilizar cerca de meia centena de alunos capazes de criar dezoito medidas originais de combate ao aquecimento global.
 
 
Neste ano letivo foram seis as listas de alunos da Escola Secundária Pinheiro e Rosa que propuseram medidas inovadoras para que se possa reverter o aquecimento global. 
 
Sofia Solayman, Ionela Pisten, Pedro Galego, Bruno Correia, Isabel Costa e Alexandra Guerreiro foram os representantes dos 60 alunos que assumiram a defesa do planeta como uma responsabilidade coletiva. 
 
O investimento em painéis fotovoltaicos, no transporte ferroviário, a criação de eco-quarteirões, a reutilização de matérias recicláveis para a construção civil, o combate ao desperdício de roupa, a substituição da iluminação tradicional por iluminação por LED’s, incentivos à reciclagem, a criação de um cartão verde para ciclistas ou a assunção de papel reciclado para os manuais escolares foram algumas das medidas a que o deputado Luís Graça fez questão de responder. 
 
Evidenciou algumas das medidas que o governo já tem em curso, como o investimento nos painéis fotovoltaicos e no transporte ferroviário e tomou nota de todas as outras propostas.
 
Depois da sessão os alunos mostraram-se satisfeitos pelo facto de um Deputado da República ter comentado uma a uma as suas propostas, realçando o seu valor.
 
Este encontro contou com a produção do Curso de Organização de Eventos da Escola Secundária Pinheiro e Rosa.