Arrancaram esta segunda-feira as obras que vão permitir converter uma área do Mercado Municipal, até agora inutilizada, no maior centro de aprendizagem do Sul do País na área das indústrias criativas
O Município de Faro deu este sábado um importante passo para a concretização deste projeto, com a assinatura do contrato de concessão de um espaço no Mercado Municipal para as atividades formativas da ETIC_Algarve, estando criadas as condições para que as primeiras aulas deste instituto possam já ser ministradas no dia 15 de Setembro, data prevista para a abertura do ano letivo.
Segundo a autarquia, para que isso aconteça sem atrasos, começaram já hoje, os trabalhos de adaptação do espaço estando provisoriamente agendada a sua inauguração para o dia 7 de Setembro, Dia da Cidade.
A ETIC_Algarve é o mais importante instituto formativo em áreas como a fotografia, cinema, televisão, jornalismo, marketing, design, moda e música. A abertura das suas atividades no Algarve deu-se em 2010, na cidade de Portimão. Volvidos quatro anos, a escola tomou a decisão de se instalar em Faro, procurando mais centralidade e visibilidade junto do seu público maioritário – a juventude.
Para isso, a ETIC_Algarve conta com um espaço de 535m2 situado no Mercado Municipal. É nesta área que a escola espera criar o grande centro de aprendizagem das atividades criativas do Sul do País.
Durante a cerimónia de assinatura do contrato com a Administração do Mercado Municipal, Nuno Ribeiro, diretor da ETIC_Algarve, não escondeu a emoção confessando que se tratava de um dia muito importante na vida da escola.
O responsável mostrou-se ainda muito entusiasmado com o espaço escolhido que, segundo afirmou, “ é um espaço que tem tudo o que precisamos para ser um sucesso” e agradeceu ao Executivo Municipal a forma “célere e eficiente como tratou o assunto”. Para Nuno Ribeiro, este foi, afinal, o “dia zero da nova vida da nossa escola”.
Entusiasmado estava também Rogério Bacalhau com o fecho deste processo que vai permitir, finalmente, trazer a ETIC_Algarve para Faro, “cidade que se afirma cada vez mais como um centro de ciência, cultura e agora também como incubadora de profissionais das indústrias criativas”.
O Presidente da Câmara lembrou que “a internacionalização da economia, através do aproveitamento da sociedade de informação e do conhecimento, é o desafio que se coloca atualmente. Faro, cidade universitária, com uma comunidade académica de mais de 10000 pessoas, tem de assumir a posição privilegiada que tem nesse campo. Ao acolher a ETIC-Algarve, está dado um passo decisivo nesse sentido”. Por isso, afirmou, “estamos todos de parabéns!”
“A ETIC apresenta 22 anos de experiência em pedagogia e formação prática e inovadora, em Cinema e Televisão, Som e Música, Fotografia, Design, Jornalismo, Eventos, Moda, Artes Performativas, Animação, Videojogos entre outras áreas vistas como de grande potencial de crescimento no mercado de hoje e de amanhã.