Sociedade

FARO:Feirante mais antigo de Portugal na Feira de Santa Iria

Começa esta sexta-feira, dia 16, a tradicional Feira de Santa Iria que vai prolongar-se até ao dia 25 de Outubro, sendo, segundo a organização a maior feira dos últimos anos ocupando uma área de mais de 28 mil m2.

PUB
 
Esta feira, uma das maiores do sul do país, terá lugar mais uma vez no Largo de São Francisco, em Faro, onde serão esperados milhares de visitantes não só de Faro, como de toda a região algarvia.
 
Para além da tenda da Gastronomia, com as típicas tasquinhas e produtos regionais de quase todo o país e das duas tendas das “Atividades Económicas”, destaca-se este ano a ampliação desta segunda tenda para quase o dobro em relação ao ano passado, ocupando uma área de quase 800 m2, com um vasto leque de produtos e serviços.
 
Segundo informou a Empresa Municipal - Ambifaro, organizadora da Feira, nos divertimentos, há novidades, com a “Nuvem” que certamente irá colocar à prova os nervos dos visitantes mais corajosos. Para os visitantes que gostam de “clássicos” recomenda-se a visita à “Casa dos Espelhos” com mais de meio século de existência e que pertence ao feirante mais antigo de Portugal ainda em atividade. 
 
Estão também confirmadas duas pistas de carros de choque, dois pavilhões temáticos a que se juntam oito divertimentos infantis.
 
Os pavilhões para as associações e instituições este ano também quase que duplicaram estando presentes ao todo 26 entidades cuja atividade se relaciona com a causa animal, social, desportiva e cultural. 
 
Nesta área, destaque para a exposição dos Bombeiros Sapadores de Faro que vão estar presentes com material diverso de socorro e combate a fogos, algum já com dois séculos de existência, e com o carro de bombeiros “Relâmpago” com quase 80 anos ao serviço desta corporação desde 1939.
 
Para além das tradicionais farturas, pipocas, algodão-doce e outros produtos, a área reservada aos frutos secos também aumenta. A exposição de automóveis e de maquinaria agrícola também não é esquecida, tendo os visitantes a oportunidade de aceder, neste setor, a preços de feira e realizar bons negócios.
 
Outra novidade, nesta edição, será a atribuição de nomes às ruas e largos, todos eles relacionados com a história e identidade de Faro e da própria Feira.