Foi esta segunda-feira apresentada a terceira edição do Festival F, com a presença de toda a organização do evento, nomeadamente o executivo liderado por Rogério Bacalhau, equipa do Teatro das Figuras, da Ambifaro e da empresa Sons em Trânsito.
Nos dias 2 e 3 de setembro, a Vila Adentro, na capital, recebe de novo o Festival F, com a presença de nomes como Ana Moura, Pedro Abrunhosa, GNR (que regressam a Faro 25 anos depois da última atuação), Richie Campbell, Criolo (Brasil), Gisela João, Jimmy P, Mundo Segundo e Sam the Kid, entre muitos outros.
Para além dos concertos foram anunciadas outras atividades ligadas às artes plásticas, street food, literatura, cinema e artesanato de autor, bem como tertúlias.
Refira-se que a qualidade deste evento foi reconhecida pela Europe Festivals Association, que o distinguiu com o selo EFFE - Europe for Festivals, Festivals Europe, sendo ainda galardoado com o selo Escolha do Consumidor 16' na categoria Festivais de Música Não Urbanos.
Duas grandes novidades marcam a edição deste ano.
Ao Palco das Muralhas, que recebeu os concertos de maior afluência de público da edição de 2015, junta-se o novo Palco da Sé.
O segundo grande palco deixa o largo D. Afonso III, que agora se transformará no local ideal para desfrutar da oferta de street food.
Para além dos palcos, que incluem ainda os já conhecidos Museu, Castelo e Quintalão, o Festival F, apresenta mais uma novidade com uma programação de tertúlias sobre a atualidade do mundo cuja programação será em breve anunciada.
Para Joaquim Guerreiro, responsável pelo Teatro das Figuras e do Festival F, a área este ano foi aumentada em mais 32 000m2, (largo da Sé).
Aquele responsável, destacou que a partir desta terça-feira estão à venda 2 mil bilhetes, numa promoção para "os mais rápidos" com um custo de 20 euros por ingresso, para os dois dias do Festival.
Realçou ainda que na edição deste ano "abre-se espaço ao som brasileiro de Criolo, numa experiência nova, fora do país, sem esquecer algumas surpresas que vão acontecer em palco, nomeadamente duetos inesperados".
Esgotado o lote de venda antecipada, haverá passes de dois dias pelo valor de 25 euros e bilhetes diários de 15 euros.
A partir de 16 de agosto, os bilhetes estarão à venda na Bilheteira do Teatro das Figuras, em Faro, e na BOL, bem como nos pontos de venda aderentes:FNAC, CTT, Worten e lojas El Corte Inglés.
Refira-se que as crianças até aos 10 anos não pagam, os passes e os bilhetes diários deverão ser trocados por pulseiras nas bilheteiras do recinto.
Paulo Santos, Vice-Presidente da autarquia farense, referiu que o orçamento deste ano é praticamente o mesmo do ano passado, ou seja, 280 mil euros "mas o mais importante é que estamos a falar de um Festival que é sustentável".
O Vice-Presidente revelou que uma fonte de financiamento do evento, "passa por uma candidatura ao Cresc Algarve, para além de alguns patrocinadores privados".
Rogério Bacalhau, autarca de Faro, vincou "que se trata de um evento entre outros que afirma a cidade de Faro", o edil não esqueceu que não só "damos prioridade às bandas de referência, como também uma atenção especial aos projetos emergentes, pelo que acredito no sucesso deste Festival", frisou.
De referir que no final da conferência de imprensa, o algarvio Sam Alone, tocou para os presentes em formato acústico.
CARTAZ: