Sociedade

Faro:Festival Poesia & Companhia "invadiu" cidade velha

O Festival Poesia & Companhia vai ter lugar na cidade velha da capital vai desenrolar-se sobretudo aos finais de semana, sextas, sábados e domingos nas sedes da Ar Quente, associação cultural, e da Tertúlia Algarvia. Começou no passado dia 1 de Março e decorre até ao próximo dia 23 de Abril.

PUB
 
Formador Paulo Pires
 
 
Estão programadas conversas com poetas e leituras encenadas dos seus trabalhos que podem assumir diferentes formas de expressão. 
 
Haverá também lugar para leitura de poesia, quer pelos autores, quer pelo público, e para a manifestação de vários artistas que, a cada 15 dias, "se apropriarão da sede da Ar Quente para comunicar com a poesia", explica José Jesus, membro da organização.
 
A componente da formação também está presente através do convite dirigido a nove formadores responsáveis por oficinas de poesia, poesia e cinema, poesia e jazz, escrita para crianças, vídeo e poesia, voz e performance.
 
Forte componente formativa
 
A primeira das oficinas a ter lugar no âmbito do Festival ocorre já no próximo dia 8, sábado, a partir das 14 horas e será ministrada por Paulo Pires, actual programador cultural no Município de Silves. 
 
Intitulada "curso breve de nova literatura portuguesa (1990-2013)", o primeiro módulo da oficina versa sobre poesia e o segundo, que terá lugar a 29 de Março, sobre microficção. 
 
Segundo o formador recai sobre estes universos, "um acentuado desconhecimento, pouca visibilidade e, por vezes, alguns
preconceitos e estereótipos".
 
"Pensamos que esta componente formativa do Festival é, de facto, importante quer para professores, mediadores de leitura, animadores, bibliotecários ou mesmo o público em geral, porque contribuirá para despertar o gosto pela leitura, nomeadamente a de poesia", esclareceu Luís Ene, organizador de Poesia & Companhia.