No decorrer de uma ação de fiscalização desencadeada ao início da tarde de hoje, a GNR de Faro interceptou um veículo ligeiro de mercadorias (de matrícula portuguesa e com caixa isotérmica) que fazia o transporte de cavalos fora das condições legais de transporte.
O veículo, que circulava na Via do Infante no sentido Portugal-Espanha, foi interceptado na área de serviço de Olhão, numa altura em que transportava no seu interior três cavalos, não cumprindo as normas das condições de transporte de animais vivos em veículos.
Segundo a GNR, os animais, que se destinavam "presumivelmente" à venda em Espanha, provinham de uma exploração localizada na área de Faro, e eram transportados por um indivíduo, de 71 anos de idade, proprietário dos animais desde há apenas dois dias.
De referir que nas últimas semanas o indivíduo em questão já havia sido fiscalizado, tendo-lhe sido elaborado um auto de contraordenação por possuir uma exploração de cavalos não licenciada.
Os militares procederam à apreensão dos animais e do veículo que efetuava o transporte.
A GNR refere também que devido ao elevado volume de ocorrências (abandono e presença na via pública de cavalos pondo em risco a circulação rodoviária) tem intensificado a fiscalização relativamente a esta matéria.