Foram produzidas por estes alunos 22 propostas para a cidade, as quais serão apresentadas ao executivo, entre as 9h30 às 12h30 do dia 2, no Salão Nobre da Câmara Municipal.
O Município de Faro irá receber, no próximo dia 2 de junho, os alunos e professores do concelho envolvidos no Projeto “Nós Propomos! Cidadania, Inovação e Sustentabilidade na Educação Geográfica”, o qual abrangeu este ano letivo 76 alunos da Escola Secundária João de Deus, que mais uma vez participou nesta iniciativa a nível nacional com o apoio da autarquia, tendo ganho um terceiro prémio de fotografia.
Recorde-se que o Seminário Nacional do Projeto “Nós Propomos! Cidadania, Inovação e Sustentabilidade na Educação Geográfica”, decorreu no passado dia 4 de maio, promovido pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território-IGOT da Universidade de Lisboa, em colaboração com a Esri Portugal.
Participaram 37 escolas de todo o país, incluindo da Região Autónoma dos Açores, num total de 1400 alunos e professores de Geografia.
No âmbito da disciplina de Geografia, os alunos identificam problemas locais e apresentam propostas de intervenção concretas, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida das pessoas, numa perspetiva de cidadania.
No Seminário Nacional, os alunos apresentaram os seus projetos de intervenção, num total de 250, ocupando todas as salas do IGOT e da Reitoria da Universidade de Lisboa. Como melhor projeto, foi distinguido o Roteiro pela Herança Judaica de Castelo Branco, elaborado por alunos da Escola Secundária Amato Lusitano, de Castelo Branco; como melhor turma, foi distinguida a turma 11º D da Escola Secundária de Emídio Navarro.
A Câmara Municipal é parceira na dinamização deste projeto desde 2011, em conjunto com o Instituto de Geografia e do Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-IUL) e a Esri Portugal.
Refira-se que, desde 2012, o Projeto tem o apoio da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica/Ciência Viva".